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4 trends em mídias sociais para 2023 que você precisa saber!

Saiba as tendências de mídias sociais em 2022

As mídias sociais sem dúvidas têm sido ferramentas revolucionárias no nosso dia a dia principalmente quando o assunto é marketing.

Inúmeras são as horas que o público gasta assistindo aos vídeos, postando fotos e compartilhando conteúdos virais. Os vídeos que antes eram quase exclusividade do Youtube, hoje se espalharam para todas as plataformas.

Quanto mais compartilhamento algo tem, mais viralizado fica. E não dá para negar que investir nessas ferramentas é um negócio inteligente para quem busca crescer.

Várias tendências para o marketing digital surgiram e várias ainda estão por vir para o próximo ano. Confira aqui tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

LEIA TAMBÉM: O que é marketing? [O Guia Definitivo de 2023] Vanguarda 360º

Quais são as principais tendências das mídias sociais no setor de marketing?

muitas são as midias sociais que galvanizam usuários diáriamente com diferentes tendências

Saber como fazer a gestão de redes sociais hoje em dia, é o básico de uma empresa. Isso porque grande parte do público está presente na internet e passa horas em aplicativos como:

Uma das coisas que mais tem chamado a atenção é a produção de conteúdo em forma de vídeos. A tendência para 2023 é de continuidade nesse sentido e vem forte nesse setor.

A garantia que essa mudança ocorrerá é o fato de plataformas importantes como o Instagram, já terem mudado seus algoritmos para dar maior visibilidade aos vídeos.

A mudança já começou a ser sentida tanto no reels e IGTV, ferramenta de vídeo do Instagram, quanto nos stories. Mas não só os vídeos brilharão.

Mais detalhes do que as trends para 2023 podem trazer

Como estar atualizado é imprescindível, confira quais são as novidades e analise o que mais se encaixa na sua estratégia e no seu negócio.

  1. Aumento do uso de vídeos em tempo real

O uso de vídeos ao vivo, como o streaming ao vivo, deve aumentar ainda mais em 2023, com as marcas utilizando essa forma de conteúdo para se conectar com os usuários em tempo real e fornecer informações instantâneas.

  1. Maior foco em privacidade e segurança

Com o crescente número de violações de dados e preocupações com a privacidade do usuário, as mídias sociais podem começar a investir mais em segurança e privacidade para garantir a confiança do usuário e manter sua base de usuários.

  1. Integração de compras nas plataformas de mídia social

Mais plataformas de mídia social podem começar a oferecer recursos de compras integrados, permitindo que os usuários comprem produtos diretamente nas plataformas sem precisar sair do aplicativo ou site.

  1. Crescimento do uso de realidade aumentada e virtual 

A realidade aumentada e virtual está se tornando cada vez mais popular em diversas áreas, incluindo mídias sociais. Em 2023, podemos ver um aumento do uso dessas tecnologias nas mídias sociais para fornecer uma experiência mais envolvente aos usuários.

  1. Maior uso de chatbots

Chatbots podem ser cada vez mais utilizados por empresas para fornecer suporte ao cliente nas mídias sociais e melhorar a experiência do usuário, com chatbots mais avançados usando inteligência artificial para fornecer respostas mais precisas e personalizadas.

  1. Aumento do uso de conteúdo gerado pelo usuário

Conteúdo gerado pelo usuário pode se tornar ainda mais popular em 2023, com marcas incentivando os usuários a compartilhar seu próprio conteúdo e tornarem-se embaixadores de marca.

  1. Uso mais diversificado de plataformas

As marcas podem começar a experimentar com plataformas de mídia social menos conhecidas e explorar novas maneiras de se conectar com os usuários, em vez de se concentrarem apenas nas plataformas mais populares.

Há muitas outras novidades e tendências surgindo e que você precisa ficar sabendo o quanto antes. Confira mais algumas que separamos abaixo.

1. Vendas de social commerce

O social commerce é o meio que pequenos e médios empresários encontraram para que se pudesse vender por meio das redes sociais.

Por exemplo, o Instagram antigamente era voltado apenas para compartilhamento de fotos. No entanto, com o passar do tempo, viu-se uma oportunidade para começar a anunciar produtos.

Muita gente através da divulgação de fotos, conseguiu montar sua vitrine virtual para o público interessado em seu produto.

Hoje em dia, o Instagram modificou toda sua plataforma para incluir a área de e-commerce, onde essas contas profissionais divulgam e vendem seus produtos.

2. Uso de vídeos curtos

Uma tendência que veio do Snapchat e que foi implementada pelo Instagram e YouTube foi o uso de vídeos curtos para compartilhamento de imagens e vídeos. São os chamados video nuggets.

Logo isso foi aderindo ao gosto popular e hoje todas as plataformas possuem o formato “story”. Com essa aderência massiva, essa se tornou outra ferramenta com um potencial muito grande.

Principalmente porque ela traz muito engajamento e pode ser a estratégia de porta de entrada para construir um relacionamento mais próximo com os clientes.

3. Omnichannel

O cenário de pandemia fez com que diversas empresas fechassem as portas. No entanto, muitos outros lugares expandiram seus canais de atendimento para que pudessem se sustentar.

É comum que numa empresa adote-se outros canais de venda para que se possa expandir as opções do cliente até você.

Não importa se está on ou off-line. O importante é lembrar de se utilizar das estratégias para que se possa atingir o público ideal. Sendo assim, múltiplos canais de voz estão entre as tendências para o próximo ano.

4. Venda pela internet

O e-commerce virou a principal estratégia no período de pandemia para que as empresas pudessem continuar a lucrar e vender mesmo que seus estabelecimentos físicos estivessem fechados.

Sendo assim, o atendimento ao cliente se tornou algo ainda mais importante de se dar atenção, por conta dos serviços estarem diretamente direcionados a eles, tendo que fazer algo mais personalizado.

Portanto, entender o perfil do consumidor e investir nos modelos de negócio que atendam as expectativas dos clientes, tem sido vital. Tanto que a massificação do direct-to-consumer (D2C) é a prova viva disso.

Quais táticas tomar diante dessas tendências?

Muitas empresas caem na falácia de acharem que engajamento é sinônimo de sucesso, quando na verdade as vendas é que são.

Partir para dentro das mídias sociais é uma jornada de descoberta. Sendo assim, várias táticas e estratégias diferentes deverão ser usadas para descobrir o que mais lhe cabe.

Não se pode usar as mesmas táticas em todas as redes sociais, portanto, o melhor é achar aquilo que mais convém.

Muitas empresas têm adotado o marketing de influenciadores como tática. Porém deve-se ter em mente que investir em macro influenciadores é uma estratégia quando você quer dar visibilidade para o seu produto.

Já o micro influenciador é o melhor para estratégias de conversão de vendas entre os usuários. Isso porque possuem uma maior influência sobre o seu nicho.

Os influencers em geral são ótimos para divulgar seu produto em vários formatos. Basta que você escolha qual ferramenta, edição, e onde colocar.

Além disso, existem várias outras estratégias que você pode inserir para que consiga bons resultados e aumente suas vendas como:

  • Brand Persona;
  • Buyer Persona;
  • Big Data;
  • Pesquisa Strategy Analytics;
  • Google.

Tudo isso ajudará sua empresa a construir uma melhor tática de divulgação para entrar nessas trends e conseguir bons resultados, principalmente no próximo ano.

Como se preparar para isso?

Sabemos que o mundo do marketing digital nem sempre é fácil como parece. Por isso, conseguir acompanhar as tendências é algo que exige um tanto de dedicação.

Se você quer ter uma vantagem competitiva no mercado mas não sabe muito bem como fazer isso, sugerimos que encontre uma agência de marketing digital que possa te auxiliar nesse processo.

Assim, você não precisa se preocupar com os divulgadores, edição, música e todas as coisas que estão em alta para que possa conseguir destaque.

Lei Geral de Proteção de Dados

Além disso, as agências trabalham de acordo com as leis e seguem as normas de LGPD, lei geral de proteção de dados pessoais no processo com seus clientes. 

Conclusão

Por fim, vimos então um pouco sobre as mídias sociais e como se adaptar às novidades que vem surgindo para que a empresa continue em alta.

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