TikTok x Instagram Reels: onde sua empresa deve anunciar?
O TikTok tem sido o aplicativo do momento. Em pouco tempo ele conquistou e revolucionou o modo de se consumir conteúdo. Hoje em dia os vídeos rápidos tomaram conta do mercado.
Por conta de seu crescimento exponencial, muitas empresas viram no aplicativo uma oportunidade de anunciar e gerar alcance. Mas, há quem acredite ainda que somente o Instagram dê retorno.
Por conta disso, resolvemos abordar este tema e apontar as principais diferenças e semelhanças que ambos aplicativos apresentam e qual o mais vantajoso.
Qual das duas plataformas é melhor para minha empresa, Instagram ou TikTok?
O Instagram e o TikTok entram em uma batalha quando o assunto é rede social para saber quem é o mais popular. Para as pessoas que gostam de produzir, compartilhar ou curtir conteúdos, ambas as plataformas mostram bom desempenho.
Ainda que o TikTok não tenha sido o primeiro app a fazer isso, com certeza ele teve uma imensa responsabilidade ao tornar popular o modo de consumir vídeos curtos.
E claro, o Instagram para se manter competitivo lançou mais uma ferramenta dentro do app chamado Reels. Mas para as empresas, qual é a melhor plataforma para compartilhar conteúdos e atender a suas exigências?
Quais as principais diferenças entre TikTok e Reels?
A primeira diferença entre ambas plataformas se dá no modo como os vídeos são disponibilizados. Por exemplo, o TikTok é um aplicativo no qual foi feito de forma exclusiva para o compartilhamento de vídeos.
Sendo assim, dentro do próprio app é possível utilizar funções que permitem com que você já faça edições antes de postar o conteúdo. O Instagram divide espaço com a função de fotos.
A principal finalidade do aplicativo era compartilhar imagens. Com a mudança nos modos de consumo, a plataforma também evoluiu e acabou adotando os vídeos como uma de suas principais funções.
O reels é uma das funções do Instagram. Por isso, divide atenção com outras funções da plataforma. As funções de edição são um pouco mais limitadas dentro do aplicativo.
É possível gravar e realizar upload dos vídeos dentro da plataforma, estando os vídeos já editados por outro lugar.
O tempo de duração de ambas plataformas também é diferente. No TikTok é possível fazer vídeos de até 3 minutos, enquanto que no Instagram os vídeos vão no máximo até 60 segundos.
Uma outra diferença bastante notória é quanto a adição de músicas ao fundo. Ambas plataformas permitem que você faça isso, porém o TikTok não impõe nenhuma regra em relação a restringir onde esse áudio será usado, se é em conta pessoal ou corporativa.
Já o Reels envolve questões de direitos autorais e por isso, só libera músicas comuns para servir de trilha sonora. Para adicionar algo diferenciado é preciso ter um áudio pré-gravado no seu celular ou então editar por fora.
Mas para quem quer praticidade, esse pode ser um trabalho extra no qual as pessoas podem não estar dispostas a ter que realizar.
Quem tem mais usuários, TikTok ou Instagram?
O Tiktok tem mais de 1.289 bilhões de usuários ativos, enquanto que o Instagram conta com 1.221 bilhões de usuários. Em fevereiro de 2021 o Tiktok foi o app mais baixado em todo mundo com 56 milhões de downloads.
Qual app é mais vantajoso de investir?
Se tem algo que interessa às empresas é a questão dos algoritmos. Afinal, é importante que os apps entreguem conteúdo para o máximo de pessoas possíveis.
Ambas as plataformas costumam entregar conteúdos de acordo com o que o usuário gosta de consumir. Em relação à publicidade, elas são exibidas no feed dos usuários.
A única diferença é que o conteúdo será alertado como publicidade. O TikTok é uma ferramenta que entrega uma análise completamente dedicada para análises, desde que você tenha uma conta que seja pro.
Dessa forma você pode gerar análises completas que vão de números de visualizações e audiência geral, à origem do tráfego que seus vídeos mais fizeram sucesso.
E o Instagram?
Já o Instagram em relação aos vídeos não possuem nenhum tipo de ferramenta que seja voltada a fazer essa monitoração dedicada. Portanto, se você quiser saber como vai o engajamento na plataforma precisa fazer uso de outros meios.
Para poder saber com base em qual plataforma você fará sua abordagem, é interessante que saiba alguns aspectos. Por exemplo, o público do Tiktok é bem mais jovem e a abordagem do app é mais simples.
Portanto, ele não se importa muito com marcas ou empresas. Já o Reels como é uma ferramenta dentro do app Instagram, acaba ficando mais ligado à marcas, empresas e influenciadores.
Os perfis no instagram acabam prezando por uma estética e identidade visual que você quase não encontra nos perfis do Tiktok. Ambas plataformas são para todos os públicos, porém, uma impacta pessoas da geração Z e a outra impacta mais os millenials.
Dependendo da proposta da sua empresa e sobre qual é o seu produto, é interessante que você saiba filtrar qual plataforma é a mais adequada.
Além disso, conta muito a forma como você promoverá seu conteúdo. Cada plataforma tem seu método de produção e se ajustar a isso é fundamental para que você consiga alcance.
Se você tem dificuldades em fazer essa análise e a escolha das plataformas, então conte com a Vanguarda para te ajudar. Nossa equipe possui os melhores profissionais do mercado, os quais estão aptos a cuidarem de sua campanha e garantir o seu ROI.
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Conclusão
Apesar de ambas as plataformas serem um enorme sucesso, cada uma possui diferenciais que fazem com que se destaquem da outra. Por isso, é crucial que uma série de análises sejam feitas para que se saiba onde é o nicho ideal de investimento.
Nem sempre a plataforma que tem mais usuários é a mais indicada para compartilhar conteúdo, afinal há uma série de fatores que determinam o sucesso de um conteúdo.
Então, para que não haja nenhuma dificuldade pelo caminho, entre em contato com a Vanguarda para que o time de profissionais possa atender suas expectativas do jeito certo.
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