Como escolher a melhor plataforma para o seu e-commerce
O mundo virtual mudou os paradigmas em diversos setores, e as compras online por meio do e-commerce se mostraram uma das principais alterações na vida da sociedade.
Além da escolha dos produtos e serviços oferecidos para o mercado consumidor, é preciso escolher uma plataforma adequada para disponibilizar os itens trabalhados de forma otimizada e melhorando a experiência do cliente.
Dessa forma, é preciso tomar diversos cuidados antes de “bater o martelo” e escolher por esta ou aquela plataforma, pois cada uma oferece diferentes vantagens e benefícios, tanto aos usuários quanto para o empreendedor.
Sendo assim, é preciso fazer uma pesquisa para incluir o e-commerce em uma plataforma que estabeleça:
- Estabilidade;
- Facilidade de acesso;
- Boa exibição dos produtos;
- Otimização dos itens e páginas;
- Segurança nas transações;
- Suporte ao atendimento ou em problemas na página.
Todo empreendedor precisa entender que ao se decidir por uma plataforma, ele estará investindo em toda a estrutura necessária para atender os clientes.
Por meio dessa ferramenta virtual que todas as transações comerciais são realizadas, desde a apresentação dos produtos e serviços, até a aquisição e despacho para os consumidores. Ou seja, está tudo interligado, de uma forma ou de outra.
O e-commerce inserido na plataforma
Para iniciar um empreendimento no modelo de e-commerce, os empreendedores devem conhecer o mercado em que vão atuar, desenvolvendo um plano de negócios que seja factível e atenda às necessidades e anseios da população e do mercado.
Assim, as plataformas disponibilizadas para a inserção do e-commerce precisam oferecer um sistema que seja de fácil operacionalização e gerenciamento.
A inclusão dos produtos e serviços deve ser feita de maneira dinâmica, com fluidez, proporcionando uma estabilidade adequada. Além disso, é preciso manter uma interface amigável e bem rápida.
Dessa forma, o e-commerce inserido em uma plataforma eficiente garante maior produtividade em relação às vendas, assim como a acessibilidade dos consumidores e atendimento ao cliente.
Soma-se a isso, além de todos os serviços obrigatórios que um e-commerce precisa apresentar ao mercado consumidor, a necessidade da aplicação de ferramentas integradas a outras plataformas, como o Marketing Digital e a logística
O CRM (Customer Relationship Management, ou gerenciamento de relacionamento com o cliente), por exemplo, é uma plataforma que precisa estar devidamente incluída na escolha final para facilitar a administração e controle dos fluxos na tratativa com os clientes.
Isso porque essa integração ajuda na divulgação dos produtos e serviços, junto à mecânica de publicidade e marketing digital primordial para a garantia de captação e manutenção dos clientes, todo o processo de atendimento e a relação traçada a longo prazo – desde o primeiro contato com a marca.
Compatibilidade evita problemas futuros
Quando se trata de um e-commerce, é preciso lembrar que o acesso pode ser feito a partir de um celular, um tablet, um notebook ou um desktop.
Dessa forma, toda a compatibilidade que a plataforma oferece deve ser pensada na experiência do usuário por meio desses diferentes canais.
Uma ferramenta que deve estar presente no e-commerce trata da integração com SEO (Search Engine Optimization), em que a otimização do motor de busca ajuda na divulgação da loja virtual, como anunciar no Google Ads e outras plataformas de marketing.
A tecnologia disponível em muitas plataformas para e-commerce oferecem esse tipo de integração e compatibilidade, o que evita muitos problemas.
Aliás, é possível fazer planejamentos de curto, médio e longo prazo, realizando ajustes pontuais em momentos específicos para a continuidade do fortalecimento da marca junto ao público-alvo.
Integração entre redes sociais é fundamental
É impossível ignorar o e-commerce e a importância das redes sociais na vida do consumidor nos dias atuais.
Sendo assim, os e-commerces que possuem uma conta comercial podem reforçar a divulgação por meio do Instagram Ads, por exemplo, e alcançar um público específico que utiliza esse modelo de rede social.
A pesquisa realizada para conhecimento do público-alvo é essencial para garantir que a plataforma seja adequada para o e-commerce e para a experiência do usuário, proporcionando segurança e estabilidade recorrente.
As plataformas devem oferecer recursos que sejam compatíveis com as necessidades do e-commerce. A navegação intuitiva pode ajudar os empreendedores que sabem como funciona o Facebook Ads e como isso ajuda na atração de clientes.
Conclusão
A responsabilidade é grande quando qualquer empreendimento comercial passa a ter uma representatividade no mundo virtual.
As pessoas estão conectadas, cada dia mais, nas plataformas de e-commerce, buscando facilidades de acesso para as compras do dia a dia, qualquer que seja o produto ou serviço disponibilizado.
A escolha de uma plataforma adequada demanda uma pesquisa aprofundada sobre as necessidades de cada empresa, assim como a demanda de atendimento ao consumidor.
Com isso, fica mais fácil manter o gerenciamento interno adequado, evitando a todo custo qualquer tipo de problema para a empresa e, principalmente, para os clientes.
Vale lembrar que manter uma equipe devidamente treinada, acompanhando todas as atualizações das plataformas, ajudando na divulgação e na manutenção de uma loja virtual envolvente e convidativa é fundamental para o desenvolvimento do negócio.
Por fim, é preciso ressaltar que a melhor plataforma é aquela que atende a todos os requisitos apresentados quanto à necessidade do empreendimento.