Blog

Brand Persona: 4 formas de imprimir valores na sua marca

Você sabe como definir uma persona? Veja aqui nesse blog e saiba mais

Você sabia que o brand persona é uma estratégia que se baseia na criação de personagens que tenham os valores de sua marca com o foco em aproximar o relacionamento com seu público?

Muitos empresários acabam deixando essa estratégia passar despercebida por não saber como fazer uso dela em sua comunicação.

Se a empresa deseja ser uma marca poderosa no mercado, então é preciso que ela invista bastante em sua comunicação. E tudo o que ela passar, deve ter significado, história e também valores.

O número de consumidores que têm comprado com uma marca por se identificarem com aquilo o que a marca passa é muito alto. Por isso esse setor merece investimento.

O que é brand persona?

O que torna uma marca forte? Essa é a pergunta que milhares de empresários fazem desde o início de sua carreira. A resposta para isso é mais simples do que se espera:

Comunicação e valores;

Esses são os pontos principais que fazem com que cada vez mais empresas se destaquem entre seu público. Aqueles que não são claros e não passam credibilidade, acabam ficando para trás.

O brand persona é o modo que diz como sua marca fará a comunicação com seu público e qual tipo de linguagem ela irá usar, além de destacar outros pontos como:

  • Missão;
  • Valores;
  • Visão.

Ela trará então toda padronização do discurso para o cliente que pretende atingir. O Brand vem do inglês e significa marca. Já Persona vem do latim e significa máscara.

Esse conceito seria como se fosse a máscara de sua marca em uma simulação diante os olhos dos clientes, gerando uma comunicação mais natural e humana.

Toda marca tem uma personalidade própria, sendo assim, ela pode usar de suas emoções, influências, e crenças para que consiga se conectar com sua audiência.

Buyer persona vs Brand persona, qual a diferença?

Você conhece a diferenca da Buyer persona e da Brand persona? Saiba aqui

A buyer persona é diferente do brand persona pois ela é um perfil fictício que representa quem seria seu comprador ideal. Ele é criado para ajudar a empresa a entender quem é o seu cliente e o que ele precisa.

A partir daí, trabalha-se com o estudo de palavras-chave, comportamento de busca e  mapeamento do conteúdo. Partir para essa estratégia acaba considerando os diferentes estágios de um possível cliente entre a descoberta e a decisão de compra.

Agora o brand persona traz um conceito parecido só no que se refere a criação de um personagem. No entanto, o objetivo é completamente diferente.

Como já falamos, ele é fundamental para gerar engajamento e fazer a aproximação dos valores dos clientes para com os da marca. Então a estratégia traçada é diferente.

Principalmente porque aqui a marca quer passar seu valor no modo em que ela se comunica. Há uma série de fatores que compõem isso.

Como construir uma Brand Persona?

Muitas empresas ignoram a construção do brand persona por acreditarem que não faz diferença em como isso irá afetar a comunicação entre o seu público-alvo.

Mas, isso é algo fundamental, como já citamos. Então, para buscar por essa voz, a construção passa por 4 pontos importantes:

Pilares da marca

Um compilado de termos-chave que compõem sua marca e devem servir como um ponto de início de sua brand persona. Portanto, ele servirá para checar o valor das atividades para notar se ela não está distante daquilo que se propôs a ser.

Em tudo o que sua marca se propuser a fazer, como postagens, anúncios ou conteúdos em blog, deve-se considerar os termos. A importância que isso tem é para que a empresa saiba se aquilo que ela está comunicando, representa o que ela é.

Essência da marca

Toda marca possui uma característica que as define e diferencia das outras. Geralmente são compostas por duas ou três palavras que devem se manter constantes.

Por exemplo, a Disney trabalha com as palavras diversão, família e entretenimento. A sua comunicação é feita com base nesse pilar. Ela passa sua essência de forma lúdica e divertida.

O Starbucks trabalha em transformar a experiência do cliente. Seu café vem sempre com o seu nome e muitas vezes errado. Os clientes sempre compartilham este fato nas redes sociais.

O resultado por trás dessa piada é atrair novas pessoas para o estabelecimento, pois isso gera buzz nas redes. Por meio disso, a marca sabe exatamente o tom em que deve se comunicar, de forma mais descontraída.

Promessa da marca

Este, se trata de um acordo velado entre ambos os lados, marca e cliente. Aqui a marca abre brecha para que o seu produto possa ter mais valor.

Grande parte das vezes, o valor que a marca consegue agregar não é algo tangível, e promete benefícios bastante subjetivos. A Coca Cola por exemplo, se utiliza disso da seguinte forma:

“Para inspirar momentos de otimismo e elevação” Aqui, eles prometem que seus consumidores se sintam inspirados em seu cotidiano através da bebida.

Por isso a marca sempre se comunica de forma alegre, festiva e revolucionária. A promessa precisa ter relação com a verdade daquilo que a empresa quer ser ou fazer parte.

E a Coca Cola consegue extrair isso muito bem, pois sua estratégia é bem clara.

Declaração de emissão

Aqui a marca se comunica da forma mais clara que puder sobre o seu propósito, sua razão de ser, além de resultar em lucro. Essa parte ajuda a direcionar as ações de uma empresa.

Assim, a ajuda a compreender sua marca e a construir um horizonte para que ela possa caminhar. Através de um objetivo geral, ela deixa claro para os seus clientes o contexto de como as decisões da empresa serão tomadas e como a empresa enxergará o mundo.

Conclusão

Por fim, vimos aqui alguns pontos sobre a Brand Persona e o quão essencial é formar um tipo de linguagem, saber sua identidade, seu tom de voz, transmitir seus valores, entre outras coisas que demonstram proximidade e vínculo com o cliente.

Como é uma etapa muito importante e que toda empresa deve se atentar para que consiga gerar essa identificação, o ideal é que os empresários busquem ajuda em empresas que já exerçam esse tipo de trabalho.

Por exemplo, a Vanguarda é uma excelente escolha pois ela atua dentro do setor de marketing digital e sabe muito bem como construir a brand persona para uma empresa através desses pilares citados.

Nos diga se este conteúdo lhe ajudou e compartilhe com mais pessoas.

Escreva um comentário