Instagram shopping: tudo o que você precisa saber sobre a ferramenta
Uma das principais estratégias de marketing digital, hoje em dia, é colocar seus produtos à venda também no Instagram Shopping.
Ao colocar os seus produtos à venda em uma das maiores redes sociais que temos, o seu alcance aumenta muito. Portanto, automaticamente, as suas vendas também aumentam.
Então, continue lendo o artigo até o final para saber tudo sobre como utilizar esse recurso para aumentar as suas vendas.
O que é o Instagram Shopping?
Hoje, são cerca de 100 milhões de usuários cadastrados no Instagram no Brasil. Isso faz com que o Instagram tenha se tornado uma plataforma importante para as empresas.
Segundo algumas pesquisas, mais de 85% dos usuários do Instagram também seguem empresas na plataforma.
É uma excelente oportunidade para divulgar seu negócio. Já faz tempo que o Instagram deixou de ser apenas uma rede social de imagens e passou a ser utilizado para pesquisar também marcas e produtos.
Por isso, a presença da sua marca nessa rede social é praticamente obrigatória para o seu marketing digital e como estratégia para aumentar as vendas.
Entretanto, com o Instagram Shopping, isso se tornou mais necessário ainda. Como o nome já diz, é uma loja no Instagram.
Esse recurso permite a venda de produtos diretamente pelo aplicativo, sem nem precisar ter um link para uma página de vendas.
Quem utiliza o Instagram sabe que ele só permite um link na bio da página, ou então link nos stories.
Isso dificultava a execução de venda direta de produtos. O recurso veio para resolver esse problema e colocar o Instagram como ferramenta de venda para as empresas.
Então, na sua página do Instagram, ativando o Instagram Shopping, você terá uma parte que tem um ícone de bolsa. É ali que fica a sua loja.
Naquela área você vai poder colocar as imagens dos seus produtos, com uma etiqueta com o preço em cima dele.
Ao clicar na imagem, o usuário é direcionado ao e-commerce ou então ao catálogo de produtos que tem na sua página no Facebook.
Em ambos os casos, direciona o visitante para uma área onde é possível fazer a compra. Assim, acaba a necessidade de colocar link nos stories para direcionar para a venda dos produtos.
Como usar o Instagram Shopping?
Antes de mais nada, existem algumas condições para que seja possível ter a sua loja no Instagram. Você precisa ter um perfil comercial.
Mas, não é só isso, o seu perfil comercial do Instagram deve estar conectado à uma página do Facebook com catálogo de produtos ou um e-commerce.
Pois, é a partir dessa conexão que a venda é feita. Portanto, se você ainda não tem um desses itens, crie antes de ativar a sua loja online.
Com isso feito, já pode começar a fazer o passo a passo de como criar a sua vitrine virtual no Instagram.
1. Veja se tem a qualificação necessária
Para ter a qualificação necessária para abrir uma loja online, a sua marca precisa se encaixar em um mercado disponível. No nosso caso, o Brasil está no mercado disponível, então isso não é uma preocupação.
Além disso, você precisa ter um produto de qualidade e estar de acordo com as políticas de comércio da plataforma e com o acordo do vendedor. Ainda, você precisa ter um domínio de site, onde você pretende realizar a venda dos seus produtos.
2. Coloque o seu perfil como comercial
Com todos os pré-requisitos atendidos, você precisa passar o seu perfil do Instagram de pessoal para comercial. Para isso, vá nas configurações do seu Instagram, entre na área de “Conta” e clique no item “Mudar para conta profissional”.
Então, você terá que escolher uma categoria onde você melhor se encaixa, como por exemplo, “Empresa” e pronto. É bom lembrar que para isso o seu perfil deve estar aberto, não podendo ser privado.
3. Conecte a conta do Instagram à sua conta do Facebook
Para utilizar a loja online, essas duas contas devem estar vinculadas. Para isso, vá na área de “editar perfil” no Instagram.
Então, você verá uma área de “Informações comerciais públicas” e deve selecionar “Página”. Então, basta escolher e entrar na página do Facebook que você deseja vincular ao seu Instagram.
4. Faça o download do seu catálogo
Como foi falado anteriormente, você pode fazer esse download pelo gerenciador de catálogos, que irá pegar o seu catálogo do Facebook.
Ou então, você pode utilizar uma plataforma de e-commerce que tenha parceria com o Instagram, como a Shopify, por exemplo. Depois de conectado e carregado, cadastre os produtos que você deseja vender na plataforma.
5. Envie a sua conta para análise
Depois disso, o Instagram deve analisar a sua conta para garantir que está cumprindo todos os requisitos e está de acordo com as normas da rede social.
Para isso, vá até a área de configuração e cadastre a sua conta para o recurso “Compras”. Então, siga o passo a passo indicado para enviar a conta para análise e espere a análise ser feita.
6. Ative as compras no seu perfil
Depois da análise aprovada, você pode agora ativar o recurso de “Compras” no seu perfil. Para isso, você deve ir na área de Compras, que fica nas configurações e conectar o catálogo de produto que você já havia carregado na sua conta e pronto!
Agora, você precisa só criar os posts com imagens dos produtos e usar a opção de marcar os produtos para colocar as etiquetas nas imagens.
Com isso, você pode divulgar seus produtos nos stories, ou em posts comuns para atrair seus seguidores para a compra. Ou então, pode até mesmo fazer um post patrocinado com algum produto.
E é isso!
Agora você sabe que o Instagram Shopping é uma excelente ferramenta para aumentar as suas vendas online.
Deu para perceber que não é difícil colocar os seus produtos para vender na rede social. Sendo assim, um processo simples que traz muito retorno.
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