O que é marketing? [O Guia Definitivo de 2023] Vanguarda 360º

Saber o que é marketing é um grande passo para melhorar as suas vendas, os seus processos e até mesmo a sua marca pessoal.
A gente diz isso porque sabe que existem várias pessoas que limitam tal conceito apenas a quem trabalha com publicidade, a criação e a mídia.
Porém, a questão vai muito além disso. Aperte o play no vídeo acima e confira a nossa explicação na íntegra.
O que é marketing? Qual é a sua definição?
Um conceito tão amplo é até um pouco difícil de por em poucas palavras, mas vamos lá. Para início de conversa, o marketing é mais que vender produtos ou serviços. Ele engloba toda e qualquer ação de planejamento, pesquisa e posicionamento de mercado.
Os desejos dos clientes e os objetivos da empresa se alinham em atividades e processos que geram valor para ambos. Nada mal para entender como o marketing engloba consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral, não é mesmo?
Qual a origem do marketing?
Um início preciso, com data certa, não existe. Porém em algum momento com a revolução industrial, nos anos 40, foi quando o marketing nasceu.
Os produtos começaram a ser feitos em larga escala e os compradores passaram a ter opções. Com esse movimento, as empresas passaram a ter a necessidade de conquistar o seu público-alvo na tentativa de convencê-lo qual produto era melhor.
Quem é Philip Kotler
Philip Kotler é o nome do norte-americano considerado o maior especialista em marketing. A influência deste economista ultrapassa décadas e você vai entender o porquê.
Nos anos 60, Philip Kotler iniciava a sua carreira como professor universitário e, mais tarde daquela década, precisamente em 1967, ele publicou Administração de Marketing: Análise, Planejamento e Controle, um livro importantíssimo para o marketing e que é amplamente utilizado em cursos na área, nos dias de hoje.
Para Kotler, o marketing se liga à economia tanto pelo preço, puro e simples, como também pelas alterações nos canais de distribuição, com o lucro ligado ao bem-estar do consumidor. Para ele, o marketing precisa ser o cerne da empresa e não apenas uma mera estratégia.
Entre as suas celebradas contribuições, há algumas que merecem destaque aqui, como o foco das empresas estar mais centrado na satisfação do cliente do que no preço em si e na distribuição.
Além disso, outra contribuição importante é um conceito de marketing ampliado: ele ser entendido como uma forma de comunicação e troca com clientes para além das transações comerciais, abrangendo personalidades, instituições e situações non-business.
O marketing segundo Jack Trout
Executivo americano, Jack Trout foi uma figura importante no cenário da consultoria de marketing e marketing de guerrilha – entre os mais prestigiados do mundo.
O renome vem sempre atrelado ao de seu sócio, Al Ries, por juntos formarem a dupla de estrategistas de marketing de mais proeminência e por disseminarem ideias/ teorias/conceitos que se firmaram e que são amplamente utilizados no mundo inteiro.
O marketing de acordo com Al Ries
O posicionamento de marca é essencial para a criação e a estabilidade da mesma.
Mais que isso, ele faz parte de uma cultura, na qual existe um estilo próprio impresso para atrair o interesse e a fidelidade dos compradores. Esta cultura foi disseminada por Al Ries na consultoria RIES, lendária empresa de marketing em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
De acordo com a dupla, que também é parceira de renome em publicações da área, a disputa pelas fatias de mercado começa muito antes dos produtos estarem dispostos nas prateleiras e vitrines: ela começa na mente do consumidor.
Vamos lá saber mais informações sobre o posicionamento de marca, ou mesmo identidade de marca, como também é chamado.
Quando as associações corretas para o público-alvo são feitas, as marcas ganham interesse e fidelidade de seus compradores. Isso ocorre quando, ao adquirir produtos, há uma relação emocional, que pode ser com uma pessoa que representa o que o público vê e deseja.
O resultado é a geração de valor superior. Quando a marca se posiciona de um jeito diferenciado e ocorre o sentimento de pertencimento é bem provável que o consumidor pague a mais por isso, já que ele faz juízo de valor.
Mas afinal, existem dicas para acertar no posicionamento de marca como parte do dia a dia da sua empresa? Sim. E as dicas estão aqui, dê uma olhada e fixe:
Defina os valores da empresa, focando sempre no que seu produto ou serviço tem de melhor. O ideal é que os nichos de mercado sejam bem definidos, o posicionamento bem claro e humanizado. Cada vez mais, as ações de marketing focadas em experiências – como corridas, eventos beneficentes e sociais – que tenham a ver com os valores da empresa ajudam muito no quesito posicionamento.
Os 4 Ps do marketing
Qualquer estratégia de marketing precisa ter como pilares básicos os quatro Ps, que correspondem a produto, preço, praça e promoção. Os Ps do marketing são aspectos
Que são estudados e planejados para alcançar os objetivos de divulgação, vendas e construção de autoridade de marca.
Produto
O produto é o que a sua marca disponibiliza ao consumidor, que atende às suas necessidades como comprador. Para ser assertivo nesta tarefa, o estudo de mercado tem papel fundamental. Ouvir o que os seus clientes estão achando em pesquisas de satisfação também é igualmente importante.
Preço
Já o preço, como o próprio nome sugere, se refere ao custo de aquisição para o cliente. O sucesso e a sobrevivência do negócio dependem disso.
Praça
O terceiro P é de praça, quando falamos dessas estratégias de marketing, é onde o produto é oferecido: que pode ser loja física, virtual ou e-commerce.
Promoção
Quando os três primeiros Ps são cumpridos, é hora do último deles, referente à promoção, entrar em jogo. São ações para a divulgação do que a marca oferece, levando em conta uma boa versão do produto, com preço adequado e disponível onde o cliente está.
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O que é Marketing Digital?
Os braços do marketing são extensos. Chegou a hora de entender o que é o marketing digital e porquê tem se ouvido tanto falar disso.
O marketing digital é um dos tipos de marketing que usa a internet e as tecnologias de mesma base, como celulares, computadores e plataformas para promover produtos e serviços, utilizando estratégias para atrair e converter, aumentando as vendas.
Para facilitar o entendimento sobre o assunto, o marketing digital tem conceitos, cada um com um propósito diferente, que é bom você ir se familiarizando.
O primeiro dos conceitos é a Persona, que é a representação do seu cliente ideal, por meio de um personagem semifictício, construído a partir de entrevistas com pessoas reais, que são seus clientes. Por que ter uma (às vezes, mais de uma) persona é importante?
Apenas a persona vai dar a perspectiva real do que vai funcionar ou não com aquele público, quais as suas dores e como acertar o tom de voz para uma comunicação mais assertiva e com mais chances de se converter em vendas.
Tem a Jornada de Compra do cliente, que é o caminho percorrido por ele desde o momento de tirar dúvidas até ele decidir pela compra. A jornada de compra segue basicamente algumas etapas, como:
- Aprendizado e descoberta: quando se percebe que tem um problema ou que há uma solução no mercado para o que se está precisando;
- Reconhecimento: depois de identificar a necessidade, é feita a pesquisa para encontrar soluções possíveis;
- Consideração: aqui, as opções até o momento reunidas são comparadas;
- Decisão: a hora de tomar a decisão pela compra.
O Funil de vendas mapeia os momentos do cliente na jornada de compra em estágios: topo, meio e fundo.
- Topo de funil: fase de descoberta ou de tomada de consciência da solução que a empresa oferece;
- Meio de funil: etapa em que a pessoa está familiarizada com o tipo do seu produto/serviço, mas ainda está pesquisando sobre;
- Fundo de funil: estágio em que a decisão da compra já foi tomada, basta apenas decidir qual opção do mercado será escolhida.
O que é Marketing Inbound: o marketing de atração
Atrair, converter e encantar. Conteúdos e campanhas relevantes, que educam e geram valor para os consumidores – nisso consiste o Marketing Inbound.
Aqui, ninguém precisa ir atrás do cliente/público. O que se faz é explorar os mecanismos de busca, os blogs e as redes sociais para atrair a atenção do público. A combinação entre conteúdo e imagem é essencial.
Nos últimos anos, empresas de todos os portes, de diferentes segmentos de mercado têm apostado no marketing de atração para conquistar clientes, gerar vendas e, de quebra, se firmar como referência no mercado.
Marketing de Guerrilha
Fugir das normas tradicionais de comunicar algo: esta é a premissa do marketing de guerrilha. É uma estratégia ousada na divulgação de produtos e consiste em ações executadas em locais onde há um grande fluxo de pessoas a serem impactadas, como shoppings e praças.
Mas por que o termo guerrilha? É sabido que os vietnamitas durante a guerra utilizavam métodos criativos para surpreender e atacar os seus adversários, então o conceito tem esse nome inspirado por estes acontecimentos. O marketing de guerrilha deve ser inovador, criativo e de baixo custo na divulgação e exposição de uma marca.
Marketing de relacionamento
Quando se fala em fidelização, é o marketing de relacionamento que aparece. Conquistar clientes e transformá-los em fãs/defensores da marca exige um trabalho estratégico de construção e disseminação da marca, antes de qualquer coisa.
É claro que a venda é importante. No entanto, este objetivo não é único e ele vem atrelado a uma premissa de relação contínua e progressiva com cada pessoa, oferecendo coisas únicas que o cliente não encontra em outras fontes.
A ideia é que a marca se torne relevante ao ponto de ser, imediatamente, a primeira coisa que vem à mente do cliente no momento de decisão de compra. O caminho é lento e cheio de detalhes, mas os benefícios colhidos como confiança e qualidade são uma certeza.
As principais tendências do marketing em 2023
O exercício de adaptação às realidades de mercado que vão se desdobrando é vital no mundo do marketing. Para entender o que tem o poder de mover o público, faz com que empresas e profissionais entendam as expectativas, exigências e até as objeções manifestadas para que a marca seja atraente para o público consumidor.
São 7 tendências para o ano de 2023, confira:
1. Vídeos curtos
Os conteúdos neste formato ‘video nuggets’, seja Reels no Instagram, ou Shorts no Youtube, estão em alta e seguem nesta crescente a cada ano que passa. Dados da Hubspot revelam que, no ano de 2021, os usuários de internet somaram 740 milhões de horas consumindo conteúdo neste formato.
2. Marketing responsivo
A internet é um ambiente dinâmico e os vídeos oferecem praticidade aliada ao entretenimento. Com o marketing responsivo os conteúdos ficam mais fáceis de serem consumidos em comparação com os textos.
3. Microinfluenciadores
Importante para criar um vínculo com pessoas de verdade, que sentem as mesmas dores da persona e têm algo a agregar.
4. Podcast
Conteúdo de fácil consumo e em crescente expansão, um podcast é ideal para alcançar novos públicos e expor marcas em 2023.
5. TikTok
Lembra dos vídeos curtos? O TikTok veio revolucionar como os vídeos são criados e foi o aplicativo mais baixado. Em 2023 a perspectiva é de forte crescimento.
6. Personalização
A chave para atrair, cativar e fidelizar o público ainda que a automação e a omnicanalidade favoreçam uma comunicação mais clara.
7. Diversidade
Imprescindível em termos de mercado de trabalho e métricas. Pluralidade de perfis e mentes contribui para um ambiente mais rico e de oportunidades.
A Vanguarda sabe o que é marketing e vendas!
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