Quer vender mais? Então a jornada de compra pode ajudar!
Com a popularização do marketing digital, muitas estratégias tornaram-se fundamentais para as empresas que querem vender mais, entre elas está o inbound marketing. A jornada de compra é uma das partes indispensáveis para que este processo funcione como planejado, fazendo com que ele seja menos invasivo e mais segmentado para os consumidores que realmente tem interesse nas soluções da empresa. Neste post, você vai conhecer as fases de uma jornada de compra e descobrir como elas estão relacionadas com o aumento das vendas do seu negócio.
Jornada de compra, o caminho certo para o seu cliente
A jornada de compra nada mais é do que o caminho que o cliente percorre antes de realizar uma compra. Para que você entenda melhor é preciso saber que o Marketing de Conteúdo é a base de qualquer estratégia digital, afinal, é através dele que você se torna referência e atrai leads.
Durante esta jornada, existem 5 etapas fundamentais que você deve conhecer. São elas:
- Aprendizado e descoberta: no início é comum que o consumidor não saiba direito que tem um problema ou necessidade. Nesta fase, a sua empresa precisa chamar a atenção dele para isso.
- Reconhecimento do problema: aqui ele já se aprofundou um pouco mais e se deu conta de que tem um problema. Este é o momento da jornada em que você precisa gerar essa necessidade nele e revelar o problema que ele ainda não sabia.
- Consideração da solução: considerando a necessidade, o comprador já avalia algumas soluções possíveis. Neste momento, o seu produto/serviço deve se apresentar como uma ótima solução para ele.
- Decisão de compra: nesta última etapa, o consumidor finalmente toma a sua decisão de comprar e você precisa mostrar o diferencial da sua empresa e mostrar que ela é a escolha certa.
Sem visitantes, sem jornada
Para que exista uma jornada de compra é preciso existir potenciais clientes e, para isso, você precisa atrair visitantes para o seu site. Após amadurecer todas as etapas pelas quais o lead vai passar é importante fazer uma análise a fim de decidir por meio de qual ferramenta a sua estratégia vai se materializar. Veja como um blog pode ajudar nesta missão.
A produção de conteúdo é a alma da jornada de compra
A maneira mais eficiente de atrair o cliente e guiá-lo por cada etapa da jornada é produzindo conteúdo relevante sobre o produto/serviço da sua empresa e o mercado que o cerca. É possível fazer isso por meio de diversos modelos, como webinars, blog posts, e-books, etc. Confira o que são os materiais ricos e escolha a melhor opção para a sua estratégia.
Quer entender mais sobre a jornada de compra e colocá-la em prática na sua empresa? Nós podemos ajudar! Clique aqui e agende um cafezinho com a gente. Estamos prontos, aguardando a sua visita!