Material rico: o que é, como fazer e porque ele é importante
Material rico é um conteúdo criado com o objetivo de gerar e nutrir leads. Alguns exemplos são infográficos, guias, e-books e planilhas. Geralmente ele é disponibilizado para download em troca de algumas informações, como nome, e-mail e telefone, por exemplo.
Numa estratégia de marketing que busca engajamento do público com o seu produto ou serviço, o material rico é um excelente instrumento de educação. Por meio deles, os seus leads aprendem sobre vários assuntos relacionados à sua empresa e por isso também são conhecidos como elementos de nutrição em diferentes etapas do funil de vendas. Para explicar melhor, preparamos esta matéria com o objetivo de ajudar você a desenvolver seus materiais ricos.
O que é material rico?
Os materiais ricos têm diferentes formatos e podem gerar leads.
Eles podem ser de diferentes formatos: ebook, guias completos, webinars e infográficos, por exemplo. São mais aprofundados do que os blog posts, pois o principal objetivo dele é fazer com que o seu leitor mergulhe mais profundamente no tema abordado.
São construídos essencialmente por elementos visuais como figuras, além dos textos, porém com o intuito de conduzir o leitor dentro de um conteúdo explicativo, sem se tornar uma tarefa cansativa. Mas para desenvolver um material rico é necessário ter em mente que não adianta encher a ferramenta de coisas e não conseguir atender às expectativas dele. Mas como você pode fazer isso?
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Antes de tudo…
Conheça a sua persona. Você precisa estar por dentro do que o público gosta, procura, deseja e busca na internet. Saiba também em qual etapa do seu funil de vendas ele se encontra para oferecer a ele o conteúdo adequado para o estágio em que ele está. Se ele ainda estiver no topo do funil, saiba que os materiais ricos ajudam a conduzi-lo para o meio.
Quando você consegue transformá-los em leads, o desafio passa a ser nutri-lo com materiais mais específicos e com o mesmo objetivo: fazer ele comprar o seu produto/serviço. Invista em conteúdos que mostrem que você pode solucionar os problemas dele. Já falamos sobre o funil de vendas, para saber mais clique aqui.
Escreva sobre algo que você domina
Pois, como dissemos antes, não adianta colocar um quantidade enorme de coisas se quem lê não consegue chegar a lugar nenhum, não é mesmo? Por isso, a dica para você é: pesquise, pesquise e pesquise para então organizar as ideias de modo que as informações não fiquem soltas.
Lembre-se de que quem faz download de algum material rico geralmente já tem pesquisado bastante sobre o assunto, lido vários textos, mas o que ele ainda não encontrou foi um material realmente aprofundado sobre o assunto de interesse e ele espera, finalmente, encontrar isso na sua ferramenta.
Como começar a construir o material rico?
É preciso pensar no público que você quer atingir.
Com as informações essenciais sobre o seu lead, escolha o formato mais adequado para ele. O mais comum e prático é o e-book. Depois de definir o tema que você vai falar, faça um esqueleto com tópicos essenciais e comece a desenvolver como uma autoridade no assunto, pois quanto mais maduro for o seu leitor, mais exigente ele é.
Estas são algumas dicas que você precisa seguir na hora de criar um material rico:
– Introdução: o que são e para que servem;
– Escrever sobre o que sabe: o material não pode ser superficial nem controverso;
– Pesquisa: encontrar oportunidades de conteúdo ainda não explorados;
– Maturidade do lead: escreva num tom adequado para o conhecimento dele;
– Índice e estrutura: garantir começo, meio e fim;
– Não esqueça dos links que direcionam o leitor para outras fontes;
– Jamais esqueça de revisar o material inteiro.
Mas por que os materiais ricos são tão importantes?
Já vimos que eles fazem parte da estratégia de conquista para o seu futuro cliente, certo? E isso é verdade. Mas a sua importância está justamente na capacidade de envolver cada vez mais o seu potencial cliente com a sua marca ou produto.
Por meio dos materiais ricos, você vai se tornando autoridade e referência no seu segmento, além de agregar valor ao consumidor. Isso faz da sua empresa diferente das concorrentes e tira você da lista das que não se importam com nada mais além convencer o cliente a comprar.
Você compreendeu por que os materiais ricos são um bom instrumento para a sua empresa? Saiba que eles também podem gerar oportunidades: veja 5 tipos de materiais ricos que ajudam a gerar oportunidades.