Plano de marketing: por que NÃO queimar essas 7 etapas básicas
Um bom plano de marketing orienta marcas e empresas em direção a várias metas. Se você está começando ou está no negócio há algum tempo, mas não está vendo os resultados esperados, esta é uma ferramenta obrigatória.
Continue lendo este conteúdo para descobrir quais são as etapas essenciais!
O que é plano de marketing?
Um plano de marketing é um guia que serve para direcionar as atividades do setor com o objetivo de atingir as metas propostas e contribuir para que a empresa cresça mais.
Ou seja, é um documento que contém todas as estratégias de marketing que serão usadas durante um período específico.
Indicadores, análises, dados estatísticos, pesquisa de mercado, objetivos e uma infinidade de outras informações relevantes estão disponíveis na ferramenta, que auxiliam no processo de tomada de decisão da organização.
Dito de outra forma, um plano de marketing é um recurso de gerenciamento estratégico que alinha metas amplas com a capacidade operacional de cada unidade de negócios.
Qual é o objetivo de um plano de marketing?
Um plano de marketing permite que o gestor tenha uma visão estratégica do negócio e alcance suas metas com maior controle e previsibilidade. É possível definir o que será feito, como usar essas ações, em quais canais e de que maneira os resultados serão medidos.
Este é o objetivo geral de qualquer plano de marketing. Porém, com base nesta premissa, é possível atrair alvos adicionais de acordo com a realidade da empresa.
Uma empresa que está abrindo suas portas precisará capturar leads e clientes em primeiro lugar. Em um segundo momento, irá desejar formar um laço com eles e buscar algum tipo de lealdade.
Por outro lado, um negócio bem estabelecido pode ser capaz de garantir um reposicionamento no mercado e uma maior humanização da marca, por exemplo.
Como resultado, a meta específica de um plano de marketing pode variar de empresa para empresa e, mais importante, não precisa ser protocolar ou estático.
Ele deve ser colocado em prática e sempre revisado para determinar se ainda está servindo ao seu propósito ou se é preciso fazer algumas alterações.
Quais são as etapas do plano de marketing?
Um plano de marketing não precisa ser algo complexo. Confira logo abaixo quais são as etapas que você não deve queimar!
1. Análise de mercado
Em primeiro lugar, entenda mais sobre o seu mercado. Para fazer isso, você pode pesquisar tudo sobre seu setor:
- Tendências globais atuais;
- Tendências futuras;
- Riscos;
- Concorrentes diretos e indiretos.
A fase de análise da concorrência é crítica porque você precisa saber o quanto terá que lutar para se destacar. Fazer uma análise SWOT é uma técnica que pode ajudá-lo nesse estágio.
É uma ferramenta de gerenciamento de desempenho que ajuda você a entender o ambiente em que sua empresa está incorporada com base em quatro pontos:
- Forças: análise de vantagens internas da empresa em relação aos concorrentes;
- Fraquezas: análise das desvantagens internas da empresa que podem prejudicar o negócio;
- Oportunidades: análise de forças externas que influenciam positivamente no seu negócio;
- Ameaças: análise de forças externas que podem comprometer negativamente a empresa.
Com base nisso, você terá uma visão mais ampla sobre o seu negócio e já poderá começar um plano estratégico.
2. Persona
A representação ideal do cliente da sua empresa é a persona. Saber quem é seu público-alvo é crucial, porém, expandir-se nessa persona é ainda mais essencial.
E é possível fazer isso ao montar sua buyer persona. Para criar ela, você deve imaginá-la como uma pessoa ou personagem fictício.
Dê a ela características físicas e psicológicas, por exemplo:
- Interesses;
- Hobbies;
- Profissão;
- Estilo;
- Desejos;
- Medos.
Pense também em como seria os seus relacionamentos românticos e familiares. Quanto mais específico você for, mais fácil será entender como se comunicar com o público.
3. Objetivos de marketing
Todos os planos de marketing devem ter metas e objetivos específicos para que você saiba para onde está indo. É possível definir suas metas com o auxílio de métodos como o OKR e o S.M.A.R.T, considere os seguintes exemplos:
- Aumentar as vendas em 20% por ano;
- Ser reconhecido como um líder de mercado regional até uma data específica;
- Estender as operações da empresa ao investir em canais de vendas on-line como comércio eletrônico até o final do ano.
4. Jornada de compra
Durante essa etapa, você deve explicar os hábitos de compra de seu cliente ideal, por exemplo:
- Como ele chegará ao seu produto?
- O que ele deve fazer para ser um cliente?
Certas empresas usam o evento mais conhecido dessa jornada, que se divide em quatro estágios:
- Aprendizagem e descoberta;
- Reconhecimento do problema;
- Consideração da solução;
- Decisão de compra.
Em todas as etapas, será preciso detalhar como o consumidor irá achar a sua marca, como ele saberá que tem um problema e como ele considera uma solução antes de comprar.
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5. Mix de marketing
No mix de marketing, é necessário definir como os quatro Ps do marketing irão variar em seu negócio. Eles são:
- Produto: refere-se a tudo que é para fazer um produto, como materiais, fabricação, etc.;
- Preço: refere-se a tudo relacionado à classificação do produto e ao valor emocional;
- Praça: aqui, você deve discutir tudo sobre os canais de distribuição do produto;
- Promoção: todas as ações de marketing e atividades destinadas a divulgar o produto por meio desses canais.
6. Plano de ação
É agora o momento de criar uma lista de 5 a 10 atividades de marketing que sua empresa realizará para atingir suas metas. Lembre-se de que eles devem estar em seu mix de marketing.
Desse modo, você pode garantir que todas as suas estratégias estejam em sincronia. Aqui estão dois exemplos:
- Objetivo: aumentar as vendas em 20% por ano. Ação: contratar influenciadores para promover o produto, investir em anúncios pagos do Instagram e produzir conteúdo orgânico;
- Objetivo: satisfazer os atuais clientes para voltar a comprar. Ação: estabelecer uma área VIP com benefícios para clientes que fazem compras até um certo valor.
7. Controle de orçamento e de resultados
Você deve definir o quanto deseja investir em esforços de marketing e quanto espera receber em troca. Dito de outra forma, ter um orçamento o ajudará a ficar dentro dos seus limites de gastos.
Além disso, será preciso estimar um custo para cada atividade de marketing, bem como um prazo para conclusão. Após definir o valor, escolha os principais indicadores de desempenho (KPIs) que são melhores para sua análise de desempenho.
Sem eles, não há como comparar seus resultados ou fazer ajustes se deseja melhorar suas campanhas, não subestime o poder das métricas.
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