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KPI: entenda os indicadores quantitativos e qualitativos do mkt

KPI significa Key Performance Indicator

O KPI é uma sigla que vem da palavra americana Key Performance Indicator e é uma ferramenta de gestão que se usa para poder analisar os indicadores que são mais importantes em um negócio ou empresa.

Toda empresa tem curiosidade em saber quais os indicadores que a levam ao sucesso para que possam trabalhar isso da melhor forma. Sendo assim, essa ferramenta entrega a resposta que você precisa para que possa acompanhar os números e os resultados que podem gerar valor ao negócio.

É muito importante que todas as empresas façam a verificação periódica de suas estratégias para que possam se destacar cada vez mais.

O que é um indicador-chave (KPI) e para que serve?

O KPI é uma ferramenta que as empresas usam para que possam analisar se tais iniciativas que tiveram estão atendendo ou superando as expectativas do público quanto a promessa que foi trabalhada em campanha.

Os indicadores-chave, como também são chamados, podem ser variados. E todos os dias surgem novas técnicas para que se possa acompanhar os avanços do mundo.

A empresa que quer se destacar, deverá saber quais as métricas que devem passar por análises para que sua campanha faça a diferença. Ao saber aquilo que a empresa precisa para fazer funcionar algo, faz com que ela não perca tempo ou investimento em um projeto.

Então, por exemplo, se você é uma empresa voltada para o ramo de curso vestibular, o KPI nesse caso poderia mostrar a você qual a porcentagem dos alunos que foram aprovados em universidades de renome.

Ou se você é uma loja online de cosméticos, o KPI pode te indicar quais números de acesso ao seu site que se converteram em vendas reais.

Indicador-chave de desempenho

Quais são os principais indicadores (KPIs)?

Agora que a definição e a usabilidade da ferramenta foram esclarecidos, é preciso saber quais tipos de KPI existem para que você possa colher o melhor resultado segundo aquilo que você precisa.

Existem vários modelos, como citamos aqui, mas separaremos seus tipos em três grupos para que você tenha mais facilidade em compreender.

O primeiro são os KPIs primários. Esse tipo de KPI principalmente no marketing digital, é capaz de mensurar os resultados e dizer se a estratégia que foi adotada deu certo ou não.

Quando ele  se integra a empresa, seus indicadores-chave acabam mostrando pontos como: 

  • Leads;
  • Custo de aquisição por lead;
  • Tráfego;
  • Taxa de conversão;
  • Receita por compra;
  • Receita total;

O segundo grupo de KPI são os secundários. Estes KPIs ficariam a comando da diretoria por exemplo. Isso porque eles são usados  para que fiquem à frente de todas estratégias usadas em cada área da empresa.

Assim, eles possibilitam realizar um acompanhamento bem de perto para que se possa dizer quais são os setores que mais trazem bons resultados e quais que não trazem.

Como esse indicador é usado dentro do marketing digital?

No marketing digital por exemplo, o uso desse KPI pode ser usado da seguinte maneira:

  • Saber se o número de visitas está subindo;
  • Qual o custo em detalhe por lead;
  • Origem do tráfego;
  • Assinantes do blog;
  • Visitantes que tiveram interação com o CTA;
  • Média de preço por transação;
  • Dentre outros;

De forma resumida, esses KPIs secundários se juntam com os primários para que possam monitorar os resultados obtidos.

O terceiro modelo de KPI, que é o KPIs prático, é usado para que se possa explicar os resultados que foram colhidos na fase primária e secundária pelos outros KPIs.

Dessa forma, no marketing digital ele poderia entregar como resultado de seu uso as seguintes respostas:

  • Número de visualizações em vídeo ou post;
  • De quanto foi o alcance de cada publicação;
  • Quais as páginas que tiveram mais acesso;
  • Quais palavras-chave acabaram sendo escolhidas para que se pudesse achar a empresa;
  • Tráfego;
  • Interações sociais;
  • Ranqueamento de página comparada com outras;

Quando os KPIs são usados para o marketing digital, existem uma variedade deles que podem dizer como alguma campanha tem se desenvolvido. Os principais usados são:

Apesar de existirem muitos KPIs, muitas pessoas costumam separá-los em duas dimensões ainda maiores. Veremos abaixo:

Como funciona o KPI qualitativo?

O indicador qualitativo se preocupa em obter respostas sobre o impacto que um resultado teve sobre a empresa ou o processo no qual foi aplicado.

Eles possuem uma grande ligação no quesito de compreender as mudanças pelo qual a empresa passou e qual o objetivo que ela têm.

Os KPI qualitativos acabam procurando saber a percepção das pessoas diante dos resultados expressos em números. Quase sempre as empresas o usam em situações que só os números não são o suficiente para entender o contexto.

Quase sempre estão ligados a opiniões e avaliações das pessoas.

KPI quantitativo e qualitativo

Como funciona o KPI quantitativo?

O indicador quantitativo acaba medindo os resultados práticos e fáceis de quantificar. Dessa forma, se o qualitativo está ligado a opiniões, o quantitativo está ligado a números e possuem relação a quantidade.

Os indicadores estão muito ligados aos indicadores de esforço ou aos resultados alcançados. Podemos citar aqui a taxa de crescimento dos clientes, quantidade de produtos que foram retrabalhados em relação ao mês passado, lucratividade ou o índice de treinamentos por colaborador.

É fundamental que se entenda que em ambos indicadores, usa-se uma medição para que seja possível realizar a análise dos dados. A única diferença mostrada é quanto ao fato de quanto eles são concretos e o quanto representam a realidade dos fatos.

O mundo dos números pode acabar sendo um pouco impactante à primeira vista. Mas eles são bem simples quando se usa KPIs para indicar de forma visual o resultado que você obteve.

 

Conclusão

Por fim, vimos aqui os diferentes usos de KPI e o que isso significa e qual o impacto que isso tem dentro de uma empresa. Seu uso é indispensável se a empresa deseja ter clareza em suas análises e decisões.

Isso porque os indicadores são meios da empresa acompanhar e entender como as coisas estão fluindo. Através dele, agrupa-se informações relevantes para o sistema de gestão que ajudam a empresa a corrigir, mudar a rota ou continuar investindo em um  setor.

Quer saber como fazer isso de maneira eficiente? Então entre em contato com a Vanguarda para que possamos te ajudar nessa.

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