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Palavra-chave: seu site responde à busca pelo nicho do negócio?

O uso de palavra-chave é crucial para determinar o sucesso de uma página na internet, por meio dessa ferramenta é possível achar os melhores conteúdos de acordo com o Google.

O uso de palavra-chave é crucial para determinar o sucesso de uma página na internet. Por meio dessa ferramenta é possível achar os melhores conteúdos de acordo com o Google.

Ou seja, aqueles conteúdos que são mais completos de acordo com o que você está buscando. Por isso é importante saber como fazer bom uso dessas palavras, pois elas podem determinar como será o seu engajamento.

Sabemos que essa tarefa pode não ser tão fácil, principalmente se você não tem muito conhecimento sobre o assunto. Por isso, desenvolvemos este conteúdo com as principais coisas que você precisa saber a respeito. Veja só!

Como escolher as palavras-chave?

O ambiente digital é algo completamente concorrido e por isso é fundamental que você saiba explorar isso da melhor forma para não ser passado para trás.

Há diversas técnicas, estratégias e ferramentas do marketing que podem te ajudar a aumentar seu engajamento e reconhecimento. O uso de palavras-chave é uma dessas ferramentas embutidas no SEO.

Por meio dela é possível conseguir atrair mais tráfego para seu site. A escolha certa de palavras-chave é crucial para que a pesquisa dos leads se direcione para o seu site.

Antes de mais nada, é preciso que você tenha conhecimento da existências de dois tipos de palavras-chave. A primeira é o long tail e a segunda é o head tail.

A primeira é aquela palavra chave mais completa de quando você quer procurar por algo específico, por exemplo “celular, 64 gigas preto com capa dourada”.

Uma pessoa que faz uma pesquisa assim, muito provavelmente está em busca de uma loja para poder finalizar sua compra. O chamado long tail, então, tem um poder maior na taxa de conversão.

Geralmente o cliente já está bem avançado no funil de vendas. Como esse tipo de busca é menor, a concorrência também acaba sendo.

Já as palavras-chave head tail são bem menores. Geralmente possuem uma ou duas palavras e são mais abrangentes. Então uma pesquisa head tail seria “celular preto”.

Uma pessoa que faz esse tipo de pesquisa está aberta a encontrar uma variedade de modelos de várias marcas diferentes. Geralmente estão na fase de busca e pesquisa pelo melhor produto e se encontram longe de fechar venda.

Por essa razão, as palavras-chave head tail possuem uma taxa de conversão menor. Porém, o uso de head tail é muito maior e geral, por ser algo específico.

Basicamente existem dois tipos de palavras-chave: head tail e long tail, mas considerar o volume de busca também é importante na escolha delas para seu conteúdo

Diferenças entre ambos tipos de palavra-chave

Para que fique claro sobre o uso das palavras-chaves e você consiga saber exatamente qual estratégia abordar, fizemos um resumo diferenciando as duas.

Palavra-chave long tail

  • Possui termos mais longos e mais específicos;
  • A taxa de conversão é maior;
  • Lead está no fim do funil de vendas;
  • Concorrência é menor;
  • Facilidade de ranquear logo nas primeiras páginas de busca;
  • Baixo volume de busca;

Palavra-chave head tail

  • Uso de termos curtos e mais abrangentes;
  • Tem menor taxa de conversão;
  • O lead está no início do funil de vendas;
  • A concorrência é maior;
  • Possui alto volume de busca.

Qual o conceito de funil de vendas?

Entender o conceito de funil de vendas é essencial na hora de escolher a palavra-chave certa para seu conteúdo

Para que você saiba identificar como fazer um uso melhor dos dois tipos de palavras-chave, é necessário que você compreenda o conceito de funil de vendas.

Basicamente esse é o processo que um cliente em potencial faz até que possa fechar negócio. O primeiro contato do cliente é identificado no topo do funil.

Aqui o visitante descobre que ele tem uma necessidade ou um problema a se resolver que até então, não era conhecido por ele. Aqui, há o despertar da consciência que se dá depois dele ter entrado em contato com a sua empresa.

Nessa parte também o cliente será educado sobre o que você tem a oferecer e, se houver mais interesse, ele avança para a próxima etapa que é o meio do funil.

Aqui, os clientes já sabem do seu produto e da necessidade deles. Então o meio do funil funciona para que haja a resolução dessas necessidades. Isso porque pode ser que o cliente não saiba como fazer para resolver suas necessidades.

Então você tem que ajudá-los por meio de dicas e técnicas referentes àquilo que você está propondo. Assim, eles se tornam aptos a irem para o fundo do funil.

Nessa parte você já estabeleceu uma relação de confiança entre você e o consumidor, por isso a abordagem para vendas se torna mais fácil. O funil de vendas se encerra quando há um negócio fechado e aquela pessoa vira um cliente.

Como as palavras-chave devem ser usadas?

Dentro das estratégias de SEO, o uso de palavras-chave é crucial e extremamente eficiente para fazer com que seu site tenha um melhor posicionamento.

Isso porque elas são usadas de maneira estratégica para que sejam definidas dentro de um planejamento efetivo em suas estratégias de marketing.

Por isso, o posicionamento, a escolha e como você fará uso dessas palavras é algo tão planejado. Para ter resultados eficientes é crucial saber se planejar.

Outro uso importante das palavras-chave é quando você faz anúncios usando o ADS. A escolha da palavra-chave ideal aqui é fundamental para que você consiga vender.

Sem que se coloque  a escolha certa, você provavelmente desperdiçará recursos financeiros sem que se alcance o resultado esperado. Saber fazer o uso das palavras aqui é importante não só para converter vendas, mas para que seu anúncio atraia as pessoas certas.

Por isso, saiba fazer uso das ferramentas que te ajudem a fazer bom uso dessas palavras, como por exemplo:

Essas ferramentas são bastante úteis para encontrar termos relevantes. Uma boa pesquisa de palavras-chave é fundamental para atingir bons resultados.

Conclusão

Por fim, vimos então um pouco sobre o uso das palavras-chave e como elas são importantes para fazer com que você se destaque na web.

Ao criar materiais de qualidade que sejam otimizados e estrategicamente planejados, se torna possível formar uma boa estratégia de marketing na internet e atrair público para suas páginas.

Agora que você já sabe melhor sobre este assunto, veja outros conteúdos de nosso blog que podem complementar seu conhecimento

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