O poder das palavras-chave: como usá-las do jeito certo?
Antes de começarmos, uma pergunta: como foi que você chegou até este blog post? Certamente estava pesquisando assuntos relacionados ao marketing de conteúdo ou encontrou fazendo buscas no Google, certo? As palavras-chave servem para isso, ajudar o público a encontrar conteúdo de seus interesses na internet. Quem possui um canal na web precisa conhecer essa ferramenta e saber usá-la de forma correta.
Foi por isso que nós, da Vanguarda Comunicação, preparamos esta matéria. Aqui, você vai conhecer mais sobre o assunto para poder dar uma rankeada nas suas publicações. Vamos lá?
A importância das keywords
São elas que fazem diferença para o seu negócio. Por meio dessa ferramenta, o seu conteúdo pode ser encontrado, lido, compartilhado e curtido ou simplesmente não ser acessado. E para isso, é importante que você dedique tempo pesquisando as melhores palavras-chave para inserir no seu conteúdo. Mas como fazer isso? É o que você vai saber no próximo tópico.
Ferramentas úteis para escolher palavras-chave
Como os robôs do Google estão cada vez mais inteligentes, ao fazer uma pesquisa no buscador, os resultados são filtrados para oferecer os conteúdos que melhor se adequam à sua pesquisa. E para isso são usados vários critérios, entre eles as palavras que você usou. Mas de outro lado, ou seja, quem disponibiliza os conteúdos na web precisa saber escolher as palavras-chave.
Ferramentas práticas
- Google Keyword Planner: é o planejador de palavras-chave do próprio Google, ideal para fazer campanhas otimizadas. A ferramenta oferece o volume de pesquisa de uma palavra e fornece sugestões de palavras relacionadas.
- Google Trend: é gratuita e disponibiliza informações importantes sobre as palavras, ranking de pesquisa, período de tempo e pesquisas relacionadas. Podem ser filtradas de acordo com a localização desejada.
- UberSuggest: instrumento gratuito para conseguir sugestões de palavras-chave. Basta inserir um termo, selecionar o idioma e a área de pesquisa (web, imagens, notícias, shopping, vídeo etc).
- Semrush: a ferramenta não disponibiliza dados precisos de navegação, tráfego e palavras-chave do blog. Mas oferece tendências e dicas de caminhos a serem seguidos para o sucesso do conteúdo. A versão gratuita dá uma visão geral e a paga é ideal para um planejamento mais completo.
Dica importante: as palavras-chave podem ser Head Tail ou Long Tail. A primeira, de apenas um termo ou dois, é mais genérica e possuem maior número de pesquisa. Mas podem ser “desmembradas” para termos mais específicos, chamadas de Long Tail. Ex de head: marketing, blog. Ex de long: conteúdo para blog, marketing de conteúdo. Os termos podem direcionar para algo específico.
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Como usá-las no seu conteúdo
Feitas as pesquisas, escolhidas as palavras-chave, é hora de saber como disponibilizá-las na hora de escrever o texto. Afinal, usá-las aleatoriamente no conteúdo não ajudará em nada para ele ser encontrado organicamente. Veja abaixo onde inseri-las.
- Meta Descriptions: é aquele pequeno resumo abaixo do título, ainda na página de busca. A palavra-chave precisa ser inserida neste campo.
- Url: fundamental para otimizar o conteúdo no endereço da página, ele deve ser simples e autoexplicativo. O ideal é criar uma Url amigável e, claro, com a palavra escolhida.
- SEO title: este é o título exibido quando o conteúdo aparecer na página de pesquisa. Neste ponto também é indicado que o termo escolhida esteja presente.
- Title tag: é o título interno do seu texto. A regra é que a palavra-chave esteja sempre presente e assim garantir que o leitor permaneça no seu conteúdo.
Faça um texto interessante
Na hora da redação, é fundamental que o conteúdo seja relevante e contenha uma linguagem que cativo o seu público. Criar bons textos fazem com que o leitor permaneça por mais tempo no seu blog. Outra dica importante é usar o termo escolhido pelo menos 3 vezes ao longo do texto, mas de forma natural.
Este conteúdo foi útil para você? Agora que você já entendeu mais sobre o uso da palavras-chave, que tal começar a usar as nossas dicas? Ah, não deixe de conferir também outros assuntos que podem fazer a diferença no seu negócio. Leia SEO: como utilizar esta estratégia a favor da sua empresa?