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O que é pitch de vendas e como criar o seu?

entenda o conceito de pitch de vendas e como ele é o caminho inicial para fechar um negócio

Em um mercado competitivo, saber o que é pitch de vendas e como construir o seu pode fazer muita diferença na hora de atrair novos clientes para o seu negócio, ainda mais quando existem inúmeros concorrentes que sabem e fazem a mesma coisa que você.

Para ampliar seu conhecimento sobre o tema, destacamos informações importante como o que é e o que um pitch deve ter para despertar o interesse de investidores.

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Entenda o conceito do pitch

Caso você não saiba, “pitch” se trata de um termo muito utilizado no ramo das startups, e pode ser traduzido como “discurso de vendas”.

Nada mais é que uma apresentação comercial objetiva que tem como intuito chamar a atenção de um consumidor ou investidor a respeito dos benefícios de um produto ou mesmo de uma ideia.

É por meio dele que empreendedores desse segmento trabalham os seus discursos para atraírem investidores de forma rápida e direta ao ponto.

Esse discurso possui curta duração e por isso deve ser construído de forma estratégica e compacta, causando impacto e cativando o ouvinte, por isso é.

É interessante, para um claro entendimento, evitar o uso de termos mais técnicos pois apesar de seu time ter amplo conhecimento sobre o tema, nem sempre o investidor terá.

Aperte o play no vídeo abaixo e saiba como criar três tipos básicos de pitch para o seu negócio.

 

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High Concept Pitch

Também chamado de “pitch de entrada”, ele é usado para falar sobre o seu produto em uma frase curta, dita no início do seu discurso.

Surgiu no mundo cinematográfico para descrever o conteúdo de filmes em poucas palavras, e logo foi adotado por startups e grandes empresas.

Elevator Pitch

Traduzido literalmente como “Pitch de Elevador”, esse pitch de vendas é curto e varia entre 30 e 60 segundos, e é baseado naquele cenário típico de filmes e séries, onde o protagonista encontra um potencial investidor em um elevador e precisa apresentar sua brilhante ideia nos 30 segundos entre um andar e outro.

Na vida real o cenário não será esse, mas é fundamental ter um pitch objetivo e compacto, ideal para conseguir uma reunião com o seu cliente potencial.

Atenção: cuidado com a construção desse pitch para que ele não tenha um tom muito comercial. Clientes costumam fugir ou não dar atenção quando sentem que estão sendo induzidos a comprar um produto ou serviço.

Pitch Deck

A ideia é que seja uma apresentação rápida, mas com um discurso mais completo. É usado quando você conseguiu aquela esperada reunião com um novo cliente e agora possui poucos minutos (em média 15 minutos) para convencer sobre as vantagens que a sua solução pode proporcionar.

Como fazer um pitch de vendas?

Após entender a importância de um pitch de vendas, entenda quais são os pontos principais a percorrer na construção de um pitch de vendas de sucesso.

1 – Estude o seu público

Um pitch de sucesso deve estimular a conexão com o interlocutor, por isso é muito importante conhecer seu público de interesse por meio de informações como modelo de negócios, investimentos anteriores e segmento de mercado. Além disso, essas são informações importantes para entender como você pode oferecer a solução ideal para o que o investidor precisa. 

Também é uma forma de não perder tempo perguntando ao possível cliente por informações que já poderiam ser de conhecimento, tornando a conversa mais fluida e objetiva.

2 – Estabeleça um objetivo

Seu objetivo é a resposta para a seguinte pergunta: por que você quer/precisa criar um pitch de vendas? Essa resposta irá nortear seu discurso e torná-lo mais conciso.

3 – Ofereça soluções exclusivas e personalizadas

Qual cliente não gosta de se sentir exclusivo, não é mesmo? Estimular o sentimento de exclusividade pode ser o diferencial para despertar o interesse do investidor, por isso conhecer seu público é muito importante para entender como adaptar suas soluções ou desenvolver novas, pensadas exclusivamente nas necessidades desse investidor.

4 – Saiba contornar as possíveis objeções

É preciso estar preparado para as objeções e questionamentos que podem (e provavelmente irão) surgir durante a apresentação do seu pitch. 

Entre as mais comuns de ocorrerem estão a falta de verba, pouca consciência no que diz respeito a um problema ou também a possibilidade de alavancar resultados por meio da solução apresentada.  

5 – Mostre como resolver crises por meio das suas vantagens

O ponto principal do seu pitch é a solução e quais vantagens são de interesse para o investidor. Esteja preparado para destacar como essa solução pode beneficiá-lo, por isso 

6 – Destaque valores, e fuja da palavra “custo”

Sua apresentação foi um sucesso, mas o preço dessa solução na maioria das vezes é um ponto que pode preocupar muitos investidores. Neste sentido é importantíssimo demonstrar que esse investimento irá gerar valores, com inúmeros benefícios, e não só será um custo.

7 – É hora de fechar negócio

Não tenha vergonha em perguntar se o cliente irá investir em sua solução, mas evite usar palavras como “compra” e “preço”. Ofereça opções e use toda a sua criatividade para convencê-lo de que sua proposta trará vantagens.

Primeiramente, dedique-se a criar, pelo menos, o seu pitch de entrada e a fazer uso dele nos vídeos que você grava para a sua audiência e na descrição das suas páginas sociais.

Esperamos que esse conteúdo aprimore o seu conhecimento sobre o assunto, e contribua significativamente para o posicionamento no qual você pretende servir de referência por meio do seu negócio.

Em suma

Primeiramente, dedique-se a criar, pelo menos, o seu pitch de entrada e dedique-se a fazer uso dele nos vídeos que você grava para a sua audiência e na descrição das suas páginas sociais.

Certamente ele vai contribuir significativamente para o posicionamento no qual você pretende servir de referência através do seu negócio.

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