O marketing é investimento, custo ou despesa para a empresa?
Você já se perguntou se o investimento em marketing é um custo para a empresa e se ele realmente vale a pena? Muitos gestores tentam identificar e responder isso ao decorrer do tempo.
Ter entendimento suficiente para que se saiba classificar seus gastos de forma correta, é crucial para que você saiba melhorar as estratégias de seu negócio.
É vital que você saiba diferenciar aquilo que é custo e aquilo que é despesa dentro de um negócio. Dessa forma, você consegue classificar em qual parte o marketing se encontra.
Mas já adiantamos que o setor de marketing é um investimento fundamental dentro de qualquer negócio.
O marketing é um custo, uma despesa ou um investimento?
O setor de marketing é um setor administrativo da empresa e seus gastos não têm relação direta com o produto. Por conta disso, é impossível definir um custo por produtos que seja proveniente deste setor.
O marketing então não pode ser considerado como custo, mas de certa forma, pode ser considerado uma despesa. Isso porque é necessário investir no setor para que sua empresa consiga melhorar seus resultados.
Então, no geral, o marketing é mais um investimento do que uma despesa, pois ao investir na área, é possível notar um crescimento do negócio, um aumento do lucro e diversos outros benefícios visíveis.
Entender melhor qual é a postura que sua empresa toma em relação ao marketing, te possibilitará avaliar de maneira mais precisa quais têm sido seus gastos empresariais.
Vamos citar como exemplo um momento de dificuldade na empresa onde é crucial que se corte custos para poder economizar. Muitas empresas fazem cortes nas ações e no time de marketing.
Isso não faz sentido, pois a principal proposta de ter o marketing como aliado é poder atrair o público e fazer com que sua marca passe a ser conhecida no mercado.
Todos os pontos que o marketing oferece como meios estratégicos de atração são fundamentais para gerar vendas. Ele é um investimento, pois quando a sua empresa mais precisa, é o marketing que pode levantá-la através de estratégias e técnicas eficientes.
Quais são os gastos relacionados ao marketing?
Ainda que seja um investimento, o marketing é um gasto empresarial pois é necessário que se tire dinheiro para investir em algo que te trará um retorno financeiro.
Por essa razão os valores devem ser colocados no fluxo de caixa e devem compor o seu balanço patrimonial. A verba do marketing geralmente é alocada em:
- Pesquisas;
- Propaganda;
- Embalagens e PDV.
Se você tem dúvidas ainda sobre se o investimento em marketing é uma despesa, separamos aqui alguns pontos para que você possa repensar a respeito.
O setor de marketing de uma empresa é o principal responsável por fazer a criação de ações e de realizar toda comunicação que demonstre a cultura, o propósito e a visão da marca.
Realizar investimentos no setor acaba contribuindo para que se possa construir uma imagem positiva da empresa no mercado. Isso agrega valor e traz competitividade para seu empreendimento.
Outro ponto muito importante para uma empresa é ter o conhecimento certo sobre quem é o seu público alvo para que você lance exatamente aquilo que eles precisam para que você tenha lucro.
E o conhecimento sobre o público alvo só é possível quando se tem investimentos em pesquisa de mercado, em comunicação personalizada e conhecimento sobre a jornada do consumidor.
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Diferença entre custo, despesa e investimento
Fica fácil determinar se investimento em marketing é custo, despesa ou apenas investimento a partir do momento em que você sabe diferenciar essas três coisas.
Custo fazem parte dos gastos que podem ter vínculo direto com o produto e que faz parte da composição de seu preço. Já as despesas, são gastos que não podem ser atribuídos ao produto ou serviço, porém, acabam sendo suporte para que a empresa exista.
Os investimentos são todos os gastos que a empresa possui e que visam o seu crescimento e lucro.
Saiba como classificar seus gastos
Conseguir compreender a classificação certa dos gastos, permite que você tenha fluxo de caixa e um balanço patrimonial que tenha dados ajustados.
Assim, você consegue fazer uma melhor avaliação dos resultados do seu negócio. Se sua empresa está tendo que lidar com prejuízos, você pode fazer uma melhor avaliação sobre se o preço de sua mercadoria se adequa.
Conhecendo os custos envolvidos para criar seu produto, você consegue definir qual é a sua margem de contribuição e qual a sua margem de vendas.
Fazer a atribuição de despesas variáveis e despesas fixas de forma correta também pode te mostrar quais são as melhores oportunidades e as possíveis melhorias que se pode fazer.
A análise de custo e de despesas permite que você faça a avaliação do seu modelo de negócio ou se o enquadramento fiscal atual é o ideal.
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Conclusão
Vimos aqui um pouco sobre investimento em marketing e como ele impacta nos resultados de sua empresa quando você o encara como sendo apenas uma despesa.
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