Market share: por que a falta dele pode arruinar a sua empresa?

O market share pode ser considerado uma bússola. Fica mais fácil saber para onde ir quando se encontra uma direção. No caso deste indicador, a direção que você procura está relacionada à sua representatividade no mercado.
Aplicando o conceito, você é capaz de saber a relevância do seu negócio no mercado de atuação. Além disso, o market share existe para representar o tamanho do seu público, o valor da sua empresa, quanto você vende, entre outros aspectos.
Veja a seguir que este indicador pode determinar o sucesso ou o fracasso da sua empresa.
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Afinal, o que é market share na prática?
A fatia ou participação de mercado é, basicamente, o volume de vendas. Então, o conceito de market share está relacionado a este indicador. O quanto se vende determina o seu valor de mercado.
É importante já deixar claro neste início de conversa que as vendas da empresa em relação ao mercado não são a única forma de calcular o market share. Os negócios online também consideram usuários ativos, tráfego e outros critérios para determinar a sua fatia de mercado.
Com isso, é possível entender a participação da sua empresa no mercado sobre vários olhares. O grande objetivo do market share é indicar porcentagens. Seja pela quantidade de vendas ou por número de seguidores, de forma que seja possível mensurar quanto a sua empresa representa em um determinado nicho.
Por exemplo, seu ramo de atuação é no universo dos pets. Com você existem outras três empresas que atendem o mesmo público. Os clientes que utilizam os seus produtos e serviços representam o seu market share.
Também podemos visualizar o market share por meio do tamanho da operação de uma empresa. A cervejaria Ambev, por exemplo, tem mais de 50% do mercado de cervejas no Brasil – um valor que mostra a capacidade da marca. Além disso, os números podem indicar que tipos de ações a empresa pode tomar para aumentar o seu potencial.
O market share é importante para as empresas
Com ele você pode tomar decisões. O mercado competitivo torna a disputa mais difícil para quem não se movimenta. E este movimento não pode ser aleatório ou em um impulso, ele precisa ser assertivo.
Por isso, acompanhar o market share do seu negócio é fundamental para o planejamento estratégico, que deve estar baseado em um ecossistema. Isso quer dizer que não vai adiantar muita coisa analisar apenas os dados internos da empresa, sem verificar como está a disputa lá fora.
Calculando o market share
Antes de partirmos para o cálculo em si, é importante frisar que a participação de mercado não é um número absoluto, tampouco constante. Como ele está sujeito a mudanças constantes, o ideal é considerar os recortes trimestrais ou anuais para as tomadas de decisão.
Tendo dito isso, observe abaixo algumas maneiras de realizar o cálculo:
Valor de mercado
Para fazer este cálculo, tenha em mãos os valores totais das vendas em um período determinado (6 meses, 1 ano, etc). Divida esse número pela receita total da indústria durante o mesmo período. Em seguida, multiplique o valor obtido por 100% para ter a porcentagem.
Público-alvo
Analisando os dados provenientes de órgãos que realizam estudos demográficos, dá para ter uma noção do market share. Uma organização que trabalha com produtos masculinos para pessoas com idade entre 30 e 35 anos, em uma cidade com 100.000 homens. Se 10.000 estão cadastrados no seus serviços, você terá um indicador de 10%. Ou seja, a fatia que você conquistou representa 10% do total de potenciais clientes.
Receita
Aqui ele é baseado no total de vendas. Assim, se você quer entender o tamanho do seu pedaço no mercado, faça a seguinte conta: receita das vendas da sua empresa em um determinado período / receita total das vendas do mercado. Vale lembrar que em caso de multinacionais, por exemplo, o conceito deve ser aplicado em níveis mundiais, nacionais, regionais.
Como analisar o seu market share
De forma geral, o cálculo do market share é apenas um número, quando não se leva em consideração o contexto de mercado no qual a empresa está inserida.
Uma porcentagem de 10%, por si só, não quer dizer muita coisa. Em nichos altamente competitivos, com outros nomes de peso estes 10% podem ter um impacto diferente em um cenário inverso. Portanto, não existe um market share ideal. Tudo vai depender do segmento no qual a empresa atua e dos retratos que são feitos periodicamente.
Agora, de posse do número alcançado, você cria um plano de ação para entender o que a sua porcentagem significa. Para isso, leve em consideração os seguintes fatores:
- Campo de ação: quando o mercado-alvo está bem definido é possível descobrir onde estão os clientes em potencial e comparar regiões.
- Compare negócios semelhantes: para avaliar e compreender o seu market share, escolha empresas de porte similar que atuem com o mesmo público que o seu e compare os números.
- Esteja atento às estratégias: analise como outros players se movimentam no mercado e veja o que pode ser adaptado para sua estratégia.
Como aumentar o market share da minha empresa?
Observe que conseguimos entender melhor a importância do market share. Entretanto, o que podemos fazer para potencializar o negócio com estes dados em mãos?
Faça propaganda! É a alma do negócio
Ainda que você tenha algo excepcional para oferecer, é preciso mostrar. O marketing digital, que está cada vez mais inteligente, é uma boa maneira de acertar o seu público-alvo. Assim, você consegue atrair mais gente e expandir o reconhecimento da sua marca.
Potencialize o relacionamento com o cliente
Garanta que as pessoas se sintam bem em comprar com você. Tanto no primeiro contato quanto no pós-venda, é fundamental oferecer um atendimento agradável. Desta forma, você consegue fidelizar os clientes, que consequentemente, indicarão a sua marca para mais pessoas.
Crie produtos e soluções inovadoras
Esta é uma tendência de todo tipo de negócio. Com o avanço cada vez mais rápido da tecnologia, há sempre uma maneira de inovar. Você pode criar uma atualização para um produto ou mesmo um novo serviço. Melhorias são sempre bem-vindas!
Então é isso, percebemos que o market share é um indicativo que precisa ser levado em consideração, sobretudo se você quer crescer. Além disso, só por meio de um estudo de mercado e obtenção de dados, você poderá criar, inovar e ganhar mais.
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