Por isso o Google fala mal de você: 7 erros em SEO do seu site
Você já se perguntou o motivo de não estar bem posicionado no Google? Os erros em SEO são os principais responsáveis por esse resultado. Isso porque o SEO é uma das partes mais importantes quando se trata de ranqueamento de páginas.
Ao cometer um erro envolvendo o SEO, muitas páginas acabam perdendo engajamento e por isso, ficam para trás. Há diversos erros que fazem com que o Google te avalie mal e reunimos alguns deles aqui para que você mude agora sua forma de agir. Veja só!
Quais os erros mais frequentes em relação ao uso de SEO?
O SEO é uma das estratégias que mais são cobiçadas dentro do marketing digital. Até porque as buscas online já são parte do comportamento diário das pessoas, principalmente quando estão ligadas ao processo de compra.
Sendo assim, se torna natural que as marcas queiram aparecer nos primeiros resultados de pesquisa quando uma pessoa procura algo relacionado ao que a empresa vende.
Mas a internet é um caminho que apesar de fácil, tem muitas pequenas coisinhas para você prestar atenção e se você as fizer errado, pode acabar sendo prejudicial ao ferir as diretrizes que o Google propõe e errar no SEO.
Separamos alguns dos principais erros que você não pode cometer, veja:
1. Publicação de conteúdo com baixa qualidade
Você pode colocar um textão em seu site, mas se cometer erros como:
- Conteúdos não originais;
- Conteúdos duplicados que aparecem em mais de uma página do seu site;
- E conteúdo sem informação relevante.
Tudo isso ajuda para que o Google classifique a sua página como algo que não agrega e não acrescenta nada ao usuário. Então se você costuma fazer isso, pare imediatamente.
Invista em materiais que realmente acrescentem valor ao seu público, para que eles olhem para aquilo e realmente sintam que extraíram algo de lá.
2. Não realizar o planejamento de palavra-chave
Um dos fatores determinantes e que definitivamente deixam você para trás é não fazer uma sábia escolha de palavras-chave. Elas são cruciais para que você acerte naquilo que seu público está procurando.
Sendo assim, se você escolhe sua palavra-chave e não vê nenhum resultado, provavelmente você não está fazendo a escolha certa.
A otimização correta faz com que você entenda quais são os termos que possuem mais potencial de procura pelos seu público-alvo, além de saber quais são os assuntos que possuem ligação com aquilo que sua empresa oferece.
Por isso, as empresas costumam investir em ferramentas de planejamento que buscam pelas palavras-chave que mais se adequam áquilo que você quer vender. Assim, você tem ajuda na escolha das ideias.
3. Repetição de palavras excessivamente
Se tem outra coisa em relação a erros em SEO que faz com que o conteúdo seja classificado como de baixa qualidade, são as palavras repetidas em excesso. A prática é nomeada como keyword stuffing.
O Google reprova totalmente o uso desse modelo de escrita e acaba classificando os sites que fazem isso como spam. Por consequência, essas páginas são colocadas em último nos buscadores.
O conteúdo repetitivo acaba sendo uma tática que algumas pessoas utilizam para burlar os mecanismos de busca e tentar aparecer nas primeiras páginas.
Porém, isso não funciona e acaba sendo algo totalmente reprovado. Apostar em uma linguagem que seja natural e fluida acaba sendo crucial para que você melhore sua classificação.
4. Não dar atenção ao meta-description
Muitas pessoas podem achar essa parte uma completa besteira, já que geralmente são descrições curtas sobre um conteúdo. Porém, é muito provável que o público navegante se interesse por um conteúdo se a meta-description for bem elaborada e chame atenção.
Além disso, nessa descrição você pode colocar a palavra-chave relacionada ao que você está sugerindo e quando o usuário fizer a busca, ela ficará marcada em negrito.
Isso faz com que as chances de acesso aumentem ainda mais. Certifique-se que você tenha meta-descriptions bem configuradas, com informações concisas e que descreva bem aquilo o que as pessoas estão buscando.
5. Se esquecer da title tag
Essa parte é uma das que o Google considera fundamental para que possa determinar o posicionamento da página. Por isso que essa parte não pode ser esquecida.
A title tag é uma informação que tem muito peso dentro da página e por essa razão, jamais pode ser deixada em branco. Escolha um título que chame atenção e que trabalhe em conjunto da palavra-chave. Assim, os resultados acabam sendo melhores.
6. Não usar heading tags
As heading tags são os chamados cabeçalhos e eles devem ser usados para estruturar e separar melhor o conteúdo. Se você faz um texto que não tenha títulos e subtítulos, então o Google avaliará aquela página como algo sem qualidade.
Tente se informar melhor sobre o uso dos parágrafos e a quantidade ideal para textos de poucas ou muitas palavras.
7. Não levar em consideração a experiência mobile
Se tem algo que atrasa o desempenho do seu site quando os usuários o visitam, é a falta de compatibilidade com o celular. Isso porque muitos sites são feitos no computador e se ajustam melhor nessas telas.
Porém, quando as pessoas acessam pelo celular, acabam não tendo uma boa disposição dos itens, o que torna o site desorganizado e nada funcional para quem acessa, fazendo com que os navegantes abandonem as páginas.
Por isso, contar com um desenvolvimento de página é crucial para que você também tenha um bom posicionamento, pois os robôs do Google fazem uma avaliação de cada coisa relevante e bem feita para que possam colocar em destaque.
Conclusão
Existem diversos outros erros de SEO que implicam para que o Google possa te avaliar mal e colocar sua página entre as últimas na hora de entregar os resultados de pesquisa.
Se você tem tido problemas e não sabe identificar exatamente o que pode estar acontecendo para que seu site não tenha um bom ranqueamento de página, entre em contato então com a Vanguarda Comunicação.
Nosso time de profissionais está pronto para te ajudar e descobrir o que não tem surtido efeito dentro dos seus planejamentos.
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