5 erros da sua concessionária na venda de carros na internet
O setor de venda de carros online tem crescido bastante. Antes, o que só podia ser feito por meio de uma concessionária física, com o avanço das tecnologias tornou viável expandir os negócios para o meio digital.
Porém, ambos os setores apesar de venderem a mesma coisa, possuem uma abordagem completamente diferente. E muitos empresários que antes vendiam veículos por meio físico, hoje em dia possuem dificuldades em desenvolver a venda online.
Isso porque as estratégias do marketing digital são completamente diferentes e a abordagem que se tem com uma pessoa física, se torna impraticável no meio tecnológico.
Então, se você quer saber quais são os principais erros cometidos e como corrigir isso, continue lendo.
Quais os principais erros na venda de carros pela internet?
A gestão de uma concessionária por si só já é algo bastante difícil. Isso porque os desafios para vender um produto de alto valor são grandes.
As visitas nas lojas concessionárias tem diminuído bastante e o processo de vendas online tem aumentado. E por esse negócio estar transitando de área, algumas dificuldades extras acabam surgindo.
É comum existir erros aqui ou ali, porém, existem alguns erros que acarretam em grandes prejuízos, justo porque o valor dos produtos são altos, então os prejuízos também serão.
Para que isso não seja um problema para você, separamos aqui alguns dos principais erros na venda online para que você possa evitar já! Preste atenção para saber se você não está cometendo algum deles.
1. Não usar estratégia de marketing digital para vender carro
As estratégias de marketing são extremamente importantes de serem aplicadas, principalmente no setor digital. Se você não se utilizar bem delas e procurar saber quais são as melhores pro setor de concessionária, provavelmente você terá prejuízos.
Por isso, aposte em realizar conteúdos relevantes que vão em direção aos interesses de seus consumidores. Procure também explorar formatos diferentes e recursos diferentes.
Para a venda de veículos, é interessante que você disponibilize fotos e vídeos tanto do interior quanto do exterior do veículo, assim os consumidores podem ter uma ideia maior sobre o produto em que estão interessados.
Interaja com o seu público tirando dúvidas e respondendo os comentários. Aposte em fotos de qualidade e use bastante escrita criativa para atrair o público e despertar interesse.
2. Não usar inbound marketing para vender carro
Um bom uso de inbound marketing, faz com que sua concessionária possa colher bons resultados digitais e gerar fidelização de clientes.
Por conta da compra de carro não ser algo frequente, é interessante que você mantenha um contato com o cliente durante o período que se passa até que uma nova troca de carros possa acontecer.
E você pode fazer isso por meio do inbound marketing para atrair o consumidor através de conteúdos de relevância.
3. Não usar Instagram para a venda de carro
O Instagram não é mais apenas uma rede social e sim um marketing place para demonstração e venda de produtos. Porém, não é todo mundo que sabe usar a ferramenta.
Hoje em dia o Insta é usado como uma vitrine virtual, portanto você deve saber como organizá-la e oferecer a melhor experiência para o consumidor que está interessado em seus produtos.
Por isso invista em vídeos, fotos, ferramentas que a própria plataforma te disponibiliza para que você possa atrair seus futuros clientes.
4. Não usar Ads para vender veículos
O Google Adwords é uma ferramenta crucial para anúncios e vendas. Ele tem como função dar destaque ao seu anúncio para que mais pessoas vejam ele.
Então, por exemplo, se um usuário faz uma busca na internet sobre “loja de veículos”, os primeiros resultados serão daquelas lojas que investiram na propaganda do Adwords.
Abaixo deles estão os resultados orgânicos, que não são pagos mas que possuem um SEO de qualidade e por isso estão logo nas primeiras páginas. O anúncio no Adwords funciona por meio da palavra chave. Então saber escolher ela é crucial para determinar seu sucesso na internet.
Além disso, existe também o Meta Ads que é o tráfego pago dos anúncios em redes sociais como Facebook e Instagram. Eles são ótimos para empresas, principalmente as que se situam na internet.
Sabendo que grande parte do seu público está nesses aplicativos, é um erro você não investir em anúncios dentro da plataforma.
5. Não trabalhar com a Vanguarda
Um dos maiores erros que se pode cometer em relação à vendas é não contar com uma empresa especializada para te ajudar. A Vanguarda é uma agência de marketing 360° que atua em 7 estados brasileiros.
O modelo de estratégia 360° se refere aos impactos que nossos colaboradores conseguem trazer tanto online quanto offline para o seu tipo de negócio. Por isso trabalhamos com expertise em serviços como:
- Inbound marketing;
- Gestão de redes sociais;
- Marketing para e-commerce;
- SEO;
- Desenvolvimento web.
- Gestão de mídia performance.
Assim, você consegue obter os melhores resultados sendo direcionado por profissionais com experiência na área para que você possa vender mais e ter resultados mais satisfatórios.
Então não perca mais tempo e pare de se esforçar em vão. Entre em contato conosco para que possamos otimizar seus serviços e fazer com que suas vendas alavanquem.
Com as estratégias de marketing corretas e com profissionais aptos, em pouco tempo você poderá ver melhoras em seu negócio. Muita gente acha que investir em uma equipe especializada é um investimento desnecessário.
Porém, se você não domina as ferramentas digitais e não sabe as melhores estratégias para sua empresa operar digitalmente, então esse investimento é mais do que necessário para que você não saia no prejuízo.
Conclusão
Por fim, vimos aqui alguns dos principais erros cometidos por concessionárias na venda de carros online. As técnicas, abordagens e forma de atendimento são completamente diferentes.
Por isso é crucial que você se informe e saiba a melhor maneira de poder atuar para que esses erros não sejam mais cometidos. Como mencionamos acima, contar com a Vanguarda Comunicações é o melhor meio de você fazer isso de forma correta.
Conte aqui se você identificou esses erros em sua empresa e compartilhe este conteúdo com mais pessoas que são interessadas no assunto.