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Segmentação de mercado: descubra para quem você deve vender

entenda a delimitar uma segmentação de mercado

A segmentação de mercado é uma excelente estratégia para você entender o seu público-alvo e a partir disso traçar as suas estratégias. 

É uma forma de você se posicionar no mercado. Assim, você consegue fazer um plano de negócio e estratégias de marketing que sejam mais eficientes. 

Com isso, você direciona o seu produto ou serviços para as pessoas certas, sem perder tempo tentando chegar em pessoas que não estão interessadas. 

Então, continue lendo o artigo até o final para entender o que é essa segmentação de mercado e como a fazer na sua empresa. 

O que é segmentação de mercado?

Na hora de começar um novo negócio, ou mesmo com uma empresa já na ativa, você precisa de planejamento. Mais do que isso, você precisa de muito estudo também.

Não é simplesmente abrir um novo negócio sem ter estudado o mercado e sem saber exatamente o que você vai fazer. Principalmente se é o primeiro negócio que você está abrindo por conta própria, é muito importante estudar. 

A primeira coisa que você deve analisar é o seu público-alvo, ou seja, qual é o seu nicho. Afinal, os seus clientes são o que fazem o seu negócio funcionar, certo? 

Primeiro você precisa saber para quem você vai vender, quem é a sua concorrência e como se destacar. É aí que entra a segmentação de mercado. 

Segmentar o mercado é você dividir ele em diferentes grupos, de acordo com as diferentes características e objetivos dos clientes. Ou seja, o objetivo é que você consiga achar o cliente ideal para o seu negócio. 

Afinal, vivemos em uma sociedade muito diversificada. O seu produto ou serviço não vai ser para qualquer pessoa, não tem como agradar a todos. 

Fazer a segmentação do mercado é encontrar aquele grupo, e as características dele, que vai ser atendido pelo seu negócio. Você faz isso ao separar o seu mercado em vários pequenos grupos. 

Assim, você consegue montar as suas estratégias de acordo com cada segmento, ou somente de acordo com as necessidades do seu público-alvo. 

Como fazer a segmentação de mercado? 

É possível separar os grupos de acordo com algumas características, como por exemplo: 

  • Faixa etária; 
  • Gênero; 
  • Classe social;
  • Interesses e hobbies; 
  • Hábitos de compra;
  • Necessidades.

Fazer a segmentação do mercado significa separar as pessoas de acordo com essas características. Por exemplo, separar homens de mulheres, de acordo com idade e também Classe A, B ou C. 

Além disso, você precisa separar os clientes de acordo com a frequência e época que eles mais compram. Outra característica que precisa ser levada em consideração hoje em dia é se o cliente compra em loja física ou online. 

Você precisa entender também o que esses clientes realmente precisam. O que você pode oferecer para eles que irá facilitar e melhorar a vida deles? E quanto eles estão dispostos a pagar por isso?

Então, separamos aqui o passo a passo de como colocar essa segmentação em prática.

1. Defina o seu negócio 

Antes de você buscar entender e definir o seu público-alvo, você precisa ter clareza sobre o seu negócio. Portanto, faça uma autoanálise, estude o que você tem a oferecer e em que você pode ajudar as pessoas. 

Liste também quais são os seus diferenciais e o que pode fazer você se destacar no seu mercado. Essa auto análise é muito importante para você entender o seu público. 

2. Entenda o seu nicho 

Agora que você tem uma boa noção do seu negócio, está na hora de entender o seu público-alvo. Fazendo a segmentação do mercado você pode então avaliar os mais diferentes grupos. 

Avalie se o grupo é realmente relevante. Ou seja, se você realmente vai conseguir ajudar ele. 

Ainda, busque avaliar também o tamanho do segmento, para saber se você dá conta, ou até mesmo se é insuficiente para você ter lucro. Outro fator que você deve analisar de cada segmento é se eles estão ao seu alcance. 

Por exemplo, não adianta segmentar um grupo de pessoas que moram em outra cidade se você só tem loja física e não faz entrega. Uma boa maneira de fazer tudo isso é fazendo pesquisa de mercado. 

Essas pesquisas buscam identificar as principais características dos consumidores dentro do mercado que o seu negócio está inserido. Entendendo bem o seu público-alvo, você pode adotar as melhores estratégias para chegar até eles.

3. Crie personas a partir da segmentação de mercado

crie as personas do seu negócio

Depois de estudar o seu público, você pode criar a persona. A persona é uma representação do seu cliente ideal, que não é real. 

Então, você monta o seu cliente ideal, ou seja, a pessoa que você sabe que compraria o seu produto. A pessoa para quem os seus produtos ou serviços são feitos. 

Portanto, essa estratégia não conta com um segmento existente no mercado, e sim simplesmente com quem você acredita que seria seu cliente potencial. 

Com uma persona definida, você pode analisar os segmentos do mercado para ver onde ela se encontra. Assim, você pode começar a criar estratégias e entender como você vai chegar nesses segmentos.

4. Estude a concorrência 

Depois de saber o que você tem a oferecer e achar o segmento que você pode atender, está na hora de analisar o seu mercado. Você precisa buscar entender os seus concorrentes e o que faz o seu segmento comprar nele. 

Uma dica é fazer um benchmarking, que é quando você compara os produtos e serviços de diferentes empresas. O objetivo é que você tenha inspiração e novas ideias sobre a sua própria empresa, para que consiga pensar em boas estratégias de venda

Outra ferramenta muito usada é a análise SWOT, ou FOFA. Com ela você define quais são as suas forças, oportunidades, fraquezas e ameaças, analisando não só a empresa internamente, como externamente também.

Conclusão

Fazer a segmentação de mercado para o seu negócio é a principal estratégia para entender seu público-alvo. É isso que vai nortear todos os seus planejamentos. 

Ao entender a sua persona e o seu nicho, você pode investir em atender as pessoas que realmente precisam e estão interessadas no seu serviço. 

E aí, se você está abrindo um negócio e está nessa parte do planejamento, deixe aqui um comentário falando sobre como está sendo o processo. 

 

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