Vendas online: 5 otimizações para melhorar o seu site
Você tem um e-commerce. As fotos e as descrições dos produtos estão ok. O site é responsivo, tem um visual agradável. O suporte atende em tempo mínimo. E mesmo assim as vendas online estão estagnadas? O que pode estar acontecendo?
No artigo de hoje, nós da Vanguarda Comunicação, vamos te apresentar 5 otimizações para melhorar o seu site. Vamos conferir?
Leia também:
– Veja 7 erros que estão impedindo o crescimento da sua empresa
O que um site otimizado tem a ver com as vendas online?
A primeira coisa que você precisa entender para impulsionar as vendas online é que um site otimizado vai tornar a sua página mais relevante. É o que conta para os mecanismos de busca, que vão mostrar quem é confiável na pesquisa de determinada palavra.
Quer um exemplo? Se você digitar “fone de ouvido” agora, vai aparecer a marca mais relevante do momento e pelo menos três sites onde você pode comprar um, de acordo com a sua localização.
A pessoa que estava na internet a procura de um fone de ouvido vai encontrar o que precisa e ainda tem o poder de escolha.
Os sites que apareceram na primeira página estão otimizados para atingirem esse objetivo. E mesmo que eles sejam de grandes marcas, já consolidadas no mercado, você pode seguir o que eles fazem para se posicionar melhor. Por isso, não se deixe intimidar. Na internet há espaço para todos.
5 otimizações para aumentar as vendas online
Seu site pode até ter um alto número de visitas. Mas se a taxa de conversão é baixa, é preciso agir imediatamente para mudar este cenário. Afinal, seu e-commerce deve ser lucrativo.
O CRO, sigla em inglês para Otimização da Taxa de Conversão (Conversion Rate Optimization), é uma estratégia que se baseia em aprimorar constantemente o site para atrair usuários e convertê-los em clientes. Ou seja, o trabalho não acaba quando seu site já está no ar e operante. Por isso, vamos às dicas!
Imagens dos produtos nunca podem ser demais
Quanto mais recurso visual, melhor! Não basta ter duas ou três fotos. Inclua fotos de vários ângulos dos produtos. É o que faz a diferença para despertar o desejo de compra de quem está no seu site.
Há opções como zoom ou visão 360 graus para que seu cliente enxergue o produto por inteiro e em boa qualidade. Pense nisso.
Valorize as avaliações de quem já comprou
Mostre o feedback dos clientes que já compraram com você. A experiência deles sobre o processo de compra, de entrega e sobre o próprio produto é valiosa e tem o poder de convencer quem está no site a decidir por aquela compra.
Se o produto em questão ainda não é tão conhecido no mercado, as avaliações sobre eles são essenciais. Isso denota transparência e transmite segurança para a aquisição, um dos grandes desafios das vendas online.
Checkout facilitado
Até os compradores mais experientes podem ficar um pouco perdidos com um checkout complexo. O processo de finalizar a venda deve ser o mais simples, explicativo e intuitivo possível.
Qualquer outra realidade que fuja disso, aumenta as chances do cliente abandonar o carrinho – e você perder uma grande venda. Portanto, simplifique os formulários, informe sobre o processo de forma clara e, se for o caso, mostre o progresso do cadastro para que o cliente se sinta motivado a continuar.
Um detalhe importante: não descuide da segurança na página. Os dados confidenciais do cliente devem ser resguardados e ele precisa estar ciente da sua preocupação em proporcionar isso.
Analise o desempenho com regularidade
A única maneira de saber se o caminho escolhido para vender e divulgar o seu negócio está dando certo é analisando a situação do site. De posse de informações completas e robustas, você tem a visão real de diferentes situações – tudo vai depender das métricas que você quer saber.
Eis algumas ferramentas que você pode usar:
- Google Analytics;
- Mixpanel;
- CrazyEgg;
- Kissmetrics.
Aqui na Vanguarda, o desempenho do seu site, além de ser analisado, é interpretado por especialistas que vão desenhar estratégias para aumentar as vendas online. Nós acompanhamos todo o processo.
Foque na experiência do usuário
Tudo o que for feito para facilitar a vida do usuário e tornar o processo de compra mais fluido e simples, é válido.
Este tópico engloba uma série de detalhes que são importantes para tornar isso realidade. Anote todos!
- Tenha um site organizado: qualidade e confiabilidade são associadas a este fator;
- Crie um site com a sua cara: para isso, invista em parcerias com empresas de referência no mercado;
- Bom design é essencial: cores e fontes que favoreçam a legibilidade e não cansam a vista são detalhes para levar em consideração;
- Crie CTAs simples: a chamada para ação (Call to Action) deve ser direta, bem posicionada e atrativa;
- Garanta o carregamento rápido: nada mais desanimador e fatal para o abandono de carrinho que uma página que demora para carregar. Segundos são cruciais nessa hora, por isso invista na boa performance do seu site;
- As URLs devem ser amigáveis: sabe aqueles links enormes? Nada amigáveis. Suas URLs devem ser curtas, simples e de preferência, únicas no site.
Este conteúdo foi útil para você? No artigo, você viu que as vendas online podem ganhar uma super ajuda se o seu site estiver otimizado para proporcionar uma boa experiência ao usuário. O foco com isso é converter um usuário que navega pelo seu site em cliente. E seguindo as nossas dicas essa tarefa vai ficar mais fácil.
Para se aprofundar no assunto, recomendamos a seguinte leitura:
– Posicionamento de marca: como o marketing de conteúdo pode alavancar o seu negócio?