O que é prova social? Entenda sua importância no Mkt digital
Você sabe o que é prova social? Esse é um recurso usado por muitas empresas para que se possa potencializar e tornar válida as estratégias de marketing mostrando os principais benefícios e diferenciais da solução dada por meio da voz de quem já é um cliente satisfeito.
Sabemos que a indicação de alguém por um algo aumenta notoriamente a confiabilidade de outras pessoas adquirirem esse produto indicado. Isso porque a indicação faz com que o outro sinta confiança, aumentando o poder de influência.
Por essa razão que muitos famosos estampam marcas de produtos conhecidos, pois o seu rosto é uma influência para o público que sabe que tal artista não faria uma campanha de algo que seja ruim.
Como fazer prova social?
A prova social nada mais é do que uma ferramenta no qual faz uso da persuasão na hora de convencer um cliente em potencial a concluir suas intenções de compra.
Ao contrário do que muita gente pensa, ela não é uma ferramenta mentirosa. Muito pelo contrário, a prova social se baseia na ideia de influência.
Quanto mais pessoas indicarem um produto e quanto mais autoridade ela tiver para falar desse produto, mais ela influenciará outras pessoas a comprarem.
Pode ser através de um depoimento ou uma validação de uma pessoa próxima a você no qual você confia a sua opinião. Não importa quem, importa é que através de uma opinião de quem já conhece o assunto, outras pessoas podem se beneficiar e tomar decisões baseadas nessa opinião.
Como funciona a prova social?
A prova social funciona por meio de argumentação de vendas e convencimento, pois os consumidores precisam desse gancho para que possam fazer sua escolha. Alguns fatores acabam influenciando a decisão dos consumidores, por exemplo:
- Quantidade de clientes que trazem validação para a solução;
- Experiência da maioria das pessoas em relação a solução;
- Grau de semelhança de quem tá validando e de quem está ouvindo;
- Proximidade do influenciado e do influenciador;
- Pessoas especialistas dando opinião sobre a solução;
Como funciona a prova social no marketing digital?
Já entendemos então que a prova social é o conjunto de opiniões, comentários e feedbacks, sejam eles positivos ou não, sobre uma marca.
Com base nestas opiniões é que a ação dos consumidores pode mudar. Por isso, esse recurso tem sido bastante usado no marketing porque ele age como um gatilho para fazer clientes em potencial virarem clientes de fato.
Dentro das redes sociais, a prova social é bastante importante, visto que hoje em dia grande parte das pessoas se concentram nesses aplicativos. Assim, qualquer opinião vinda de lá pode gerar impactos diretos fazendo com que a pessoa atingida:
- Se torne cliente;
- Fortaleça a fidelidade dela com a empresa;
- Gere maior alcance para outras pessoas;
- Dentre outros;
Para aplicá-la no marketing, voltado para as redes sociais, é preciso que se tenha um pouco de conhecimento da ferramenta que você está usando. Isso porque na internet não existe a frase “eu não me importo com sua opinião” quando ela se refere a um produto ou serviço.
Cada comentário feito é relevante para formar a opinião final do cliente. Quando a opinião é dada através de um influencer, a capacidade de influência é ainda maior.
Por essa razão, você como empresa deve sempre tentar buscar pessoas influentes para realizar suas publicidades. Mas isso não deve ser feito de qualquer forma.
É preciso ao menos, buscar por pessoas que tenham o perfil compatível com sua empresa, que tenham um nicho que você procura e que combinem com aquilo que você quer passar.
E como usar a prova social a favor da empresa?
Depois de um grupo de pessoas terem opinado sobre seus produtos, é hora de você começar a fazer uso dessas opiniões para alcançar mais pessoas.
Sendo assim, printe a tela, guarde as opiniões, peça autorização para poder publicar em suas mídias e comece a fazer uso disso como um marketing do seu produto ou serviço.
É preciso ter um certo tipo de moderação ao usá-la para que não fique saturado. Porém, é importante você sempre fazer uso dessa ferramenta, especialmente se quiser promover vendas e o conhecimento da empresa.
Acima de tudo, explore todos os meios em que você possa buscar por validação do público.
Quais os benefícios da prova social a sua importância para uma empresa?
A prova social gera um peso muito grande na jornada do cliente. Quando bem aplicada, ela pode ainda entregar diversos benefícios a uma empresa, por exemplo:
- Aumento de sua autoridade de marca;
- Abertura para ouvir feedbacks e melhorar;
- Aumento de aceitação de produto, marca ou serviço;
- Influência na etapa de decisão;
A prova social pode ser aplicada por meio de um estudo de caso, depoimentos de clientes, interação em redes sociais, avaliações e opiniões de referências do seu segmento.
Toda empresa em algum momento deve contar com a prova social como parte de sua estratégia para influenciar pessoas a conhecerem a empresa e aderirem a seus produtos.
Assim, a empresa agirá com mais transparência, o público terá maior aceitação e isso fará com que você saia na frente da concorrência. Afinal, todo mundo quer consumir aquilo que tem tido grande aderência, pois significa que é bom.
Nem sempre as empresas conseguem se organizar muito bem para que possam aplicar isso efetivamente em suas redes e gerarem o efeito esperado. Por isso, conte sempre com uma empresa especializada nesse tipo de serviço, como a Vanguarda, para te ajudar na gestão das redes de forma estratégica.
Conclusão
Por fim, vimos aqui sobre o que é a prova social, como ela funciona e qual a sua importância dentro do marketing digital. Esse é um assunto muito interessante e o ideal é que as empresas sempre busquem se informar mais sobre ele.
Isso porque os impactos gerados para a empresa através dessas opiniões, com a combinação de um bom trabalho acabam fazendo com que a empresa se destaque no meio de outras e que mais pessoas a conheçam.
Então não fique para trás e comece a fazer uso dessa ferramenta. Entre em contato com a Vanguarda para que nós possamos te ajudar a implementar isso de forma otimizada e eficiente.