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O que é marketing farmacêutico? Aprenda 4 coisas sobre o nicho

Aprenda mais sobre o marketing farmacêutico

Você conhece sobre o marketing farmacêutico? Essa é uma área estratégica que tem sido vital para que esse setor consiga alcançar melhores resultados, fidelizar clientes e ganhar notoriedade.

A internet tem tido um papel fundamental no dia a dia das pessoas, já tem um tempo. E cada vez mais vê-se a necessidade de integrá-la nas empresas e nos setores que antes não se beneficiavam tanto dela.

A digitalização das coisas tem obrigando empresas de diversos setores a se adequar a atualidade e a realizar estratégias que sejam mais propícias a sua área de atuação.

O setor farmacêutico não ficou para trás nisso. Portanto, criou-se o marketing de farmácia. Se você quer ficar por dentro do assunto, então continue lendo este conteúdo.

 O que é e quais são os três princípios básicos do marketing farmacêutico?

O marketing farmacêutico, assim como os outros tipos de marketing, é o modo mais específico que se tem de fazer marketing voltado a farmácias e drogarias.

Ainda que pareça algo simples, é preciso dar atenção e estudo ao setor visto que é algo único e que lida com questões de saúde e medicamentos.

A área de marketing neste setor é fundamental para que drogarias e farmácias consigam elaborar uma comunicação cada vez melhor com o público exigente.

Possuir uma comunicação diferenciada e que siga o que o marketing farmacêutico propõe é fundamental para que se possa ter um destaque entre os concorrentes e assim, conseguir aumentar o ticket médio das vendas.

O segmento de marketing farmacêutico acaba sendo um pouco mais difícil que o normal, pois ele acaba dando de cara com algumas normas próprias que precisam de cuidado. 

Além disso, ele se apoia em três princípios básicos:

  • Conhecer o cliente;
  • Diferenciação;
  • Fidelização.

 

É vital que se saiba trabalhar com esses pontos ao realizar esse tipo de marketing. Abaixo, separamos algumas questões para que você possa entender mais sobre o nicho farmacêutico.

1. O que significa os três princípios?

Esses três princípios existem por um motivo: são eles que proporcionam um maior destaque para a farmácia.

Logo, conhecer o cliente é um ponto importante para que o consumidor consiga ter uma boa experiência com a empresa. Abusar do marketing de relacionamento aqui funciona como uma ferramenta potente capaz de atrair e fidelizar os clientes.

A diferenciação é clara e simples: uma farmácia que apresenta melhores oportunidades que a concorrência, acaba ganhando público e aumentando o lucro.

Investir em ações estratégicas é um bom meio de se destacar e ganhar a confiança do público-alvo. Conhecendo esses dois fatores e os aplicando bem, a fidelização que é o terceiro pilar acaba ocorrendo de modo natural.

2. O que se pode e o que não se pode fazer no MKT farmacêutico?

há regras ditadas por conselhos regionais e nacionais a respeito da abordagem ao consumidor. Fique atento!

O marketing farmacêutico, assim como os outros tipos de marketing, é o modo mais específico que se tem de fazer marketing voltado a farmácias e drogarias.

Ainda que pareça algo simples, é preciso dar atenção e estudo ao setor visto que é algo único e que lida com questões de saúde e medicamentos.

A área de marketing neste setor é fundamental para que drogarias e farmácias consigam elaborar uma comunicação cada vez melhor com o público exigente.

Possuir uma comunicação diferenciada e que siga o que o marketing farmacêutico propõe é fundamental para que se possa ter um destaque entre os concorrentes e assim, conseguir aumentar o ticket médio das vendas.

O segmento de marketing farmacêutico acaba sendo um pouco mais difícil que o normal, pois ele acaba dando de cara com algumas normas próprias que precisam de cuidado. 

Além disso, ele se apoia em três princípios básicos:

  • Conhecer o cliente;
  • Diferenciação;
  • Fidelização.

É vital que se saiba trabalhar com esses pontos ao realizar esse tipo de marketing. Abaixo, separamos algumas questões para que você possa entender mais sobre o nicho farmacêutico.

1. O que significa os três princípios?

Esses três princípios existem por um motivo: são eles que proporcionam um maior destaque para a farmácia.

Logo, conhecer o cliente é um ponto importante para que o consumidor consiga ter uma boa experiência com a empresa. Abusar do marketing de relacionamento aqui funciona como uma ferramenta potente capaz de atrair e fidelizar os clientes.

A diferenciação é clara e simples: uma farmácia que apresenta melhores oportunidades que a concorrência, acaba ganhando público e aumentando o lucro.

Investir em ações estratégicas é um bom meio de se destacar e ganhar a confiança do público-alvo. Conhecendo esses dois fatores e os aplicando bem, a fidelização que é o terceiro pilar acaba ocorrendo de modo natural.

 2. O que se pode e o que não se pode fazer no MKT farmacêutico?

Como lida com o ramo de saúde, o marketing farmacêutico é diferente dos demais, pois precisa seguir algumas leis específicas para que se mantenha de acordo com a lei.

Dentro dos cuidados básicos que se deve ter, estão inclusos os seguintes:

Só se pode veicular imagens de medicamentos se os mesmos não precisam de prescrição médica. Fora isso, estão restritas qualquer campanha com outros produtos receitados;

Seguir as regras de publicidade que o governo disponibilizou na divulgação do programa “aqui tem farmácia popular”;

Seguir as regras da RDC 44-09;

Há uma série de regras e normas que regem a publicidade farmacêutica. Portanto, é preciso estar atento a elas para que se possa realizar o trabalho de acordo com o que a lei manda.

A comunicação também precisa ser cuidadosa, visto que o setor farmacêutico lida com pessoas que estão tendo problemas com doenças ou estão com a saúde fragilizada.

 3. Como funciona a gestão de MKT em uma farmácia?

Basicamente a gestão de marketing está ligada de forma direta a três pontos, que são:

Capacidade de estoque dos produtos, variedade de serviços, mix de produtos diversificados;

Capacidade de distribuição, velocidade para entregar produtos ou serviços;

E capacidade de atendimento tendo muitas pessoas e muitas competências para que se possa gerar um atendimento diferenciado.

A gestão de marketing então se preocupa bastante em poder identificar ou desenvolver as melhores ferramentas em vários mercados. Para que se possa fazer uma boa gestão, é vital que se tenha inteligência de negócios.

4. Como aumentar a venda de medicamentos?

O marketing farmacêutico é ideal para que se possa gerar aumento de vendas e, por consequência, de lucro. Sendo assim, ele se utiliza de várias estratégias para que possa alcançar os objetivos propostos.

Uma das formas que se tem para atrair o público e aumentar as vendas é fazer algumas ações que colaborem com isso. Por exemplo, transformar sua farmácia em um local que oferece serviços de saúde ao fazer avaliações rápidas no local é de grande ajuda.

Geralmente esses serviços costumam atrair o olhar dos curiosos e acaba por apresentar sua farmácia aqueles que nunca a tinham conhecido.

Aumentar o mix de produtos que não são referentes a medicamentos também é uma estratégia para que se possa aumentar a venda de remédios.

Isso porque como os produtos de higiene, beleza e nutrição têm sido os principais responsáveis por aumentarem o faturamento de uma farmácia, ao ofertarem maior variedade é possível negociar com os fornecedores preços melhores nos medicamentos.

A farmácia poderá se tornar mais competitiva. Outra estratégia é poder aumentar as opções de medicamentos genéricos. De acordo com a associação brasileira de genéricos, os genéricos acabam representando cerca de 35% das vendas no varejo farmacêutico.

Diferenças entre farmácia e drograria

Farmácias e drogarias são estabelecimentos comerciais que oferecem produtos e serviços relacionados à saúde, mas existem algumas diferenças importantes entre elas.

A farmácia

É um estabelecimento onde são vendidos medicamentos, além de oferecer serviços como orientação farmacêutica, manipulação de medicamentos e venda de produtos de higiene pessoal e cosméticos. 

O farmacêutico é o profissional responsável por garantir que os medicamentos sejam vendidos de forma segura e correta, orientando os clientes sobre o uso adequado dos mesmos, e também pode realizar a dispensação de medicamentos sob prescrição médica.

A drogaria

Já a drogaria é um estabelecimento onde são vendidos medicamentos industrializados e outros produtos de saúde, como vitaminas, suplementos e cosméticos. 

A principal diferença entre as drogarias e as farmácias é que as drogarias não têm a obrigação de contar com a presença de um farmacêutico em tempo integral. Por isso, as drogarias geralmente têm um menor número de funcionários e oferecem menos serviços que as farmácias.

No Brasil, a Lei nº 13.021/2014 define a diferença entre farmácias e drogarias e estabelece as obrigações de cada uma delas. A lei determina que as farmácias devem ser obrigatoriamente gerenciadas por um farmacêutico e oferecer serviços como orientação sobre medicamentos, atenção farmacêutica e manipulação de medicamentos, enquanto as drogarias não são obrigadas a contar com a presença de um farmacêutico em tempo integral, mas devem ter um responsável técnico com formação em farmácia.

8 principais regras para o marketing de farmácias e drogarias

O marketing de farmácias e drogarias é regulado pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e existem algumas regras importantes que devem ser seguidas para garantir a ética e a segurança dos pacientes.

Aqui estão algumas das principais regras:

1. Proibição de propaganda enganosa ou abusiva

É proibido fazer propaganda enganosa ou abusiva, que possa induzir o consumidor a erro ou prejudicá-lo de alguma forma.

2. Proibição de promoção de medicamentos controlados

É proibido fazer qualquer tipo de promoção ou propaganda de medicamentos controlados, que só podem ser vendidos sob prescrição médica.

3. Obrigatoriedade de informar o nome do responsável técnico

É obrigatório informar o nome do farmacêutico responsável técnico pelo estabelecimento em todas as peças publicitárias.

4. Proibição de uso de imagens de pessoas ou animais doentes

É proibido usar imagens de pessoas ou animais doentes em propagandas de medicamentos ou produtos de saúde.

5. Obrigatoriedade de informar os efeitos colaterais dos medicamentos

É obrigatório informar os efeitos colaterais dos medicamentos em todas as peças publicitárias.

6. Restrições à divulgação de informações sobre preços

É proibido fazer propaganda de preços de medicamentos ou produtos de saúde, exceto quando autorizado pelo órgão competente.

7. Restrições à distribuição de brindes

É proibido distribuir brindes, amostras grátis ou qualquer tipo de incentivo à venda de medicamentos ou produtos de saúde.

8. Obrigatoriedade de autorização prévia

Todas as campanhas publicitárias devem ser previamente autorizadas pelo Conselho Federal de Farmácia e pela Anvisa.

Essas são algumas das principais regras para o marketing de farmácias e drogarias no Brasil. É importante que os estabelecimentos estejam atentos a essas normas para evitar qualquer tipo de problema legal ou ético.

Como planejar ações no marketing farmacêutico?

Planejar ações de marketing farmacêutico é fundamental para aumentar a visibilidade de sua farmácia ou drogaria, conquistar novos clientes e fidelizar aqueles que já frequentam seu estabelecimento. 

Aqui estão algumas etapas importantes para planejar ações de marketing farmacêutico eficientes:

1. Defina seu público-alvo

Antes de qualquer ação de marketing, é importante definir quem é o público-alvo da sua farmácia ou drogaria. Quem são seus clientes? Quais são suas necessidades e desejos? Com essas informações, você poderá criar campanhas mais direcionadas e eficientes.

2. Estabeleça seus objetivos

Defina quais são os objetivos de suas ações de marketing. Você quer aumentar as vendas de um produto específico? Aumentar o número de clientes que frequentam sua farmácia? Construir uma imagem positiva da sua marca? Ter objetivos claros é fundamental para planejar ações eficientes.

 3. Defina sua estratégia

Com base em seu público-alvo e objetivos, defina qual será sua estratégia de marketing. Quais canais de comunicação serão utilizados? Que tipo de mensagem será transmitida? Como serão as ações promocionais? É importante definir todos esses pontos com clareza para criar campanhas coerentes e eficazes.

4. Crie um plano de ação

Depois de definir sua estratégia de marketing, crie um plano de ação detalhado com todas as etapas que serão realizadas. Inclua datas, responsáveis por cada etapa, orçamento e recursos necessários.

5. Execute suas ações de marketing

Com o plano de ação em mãos, é hora de executar as ações de marketing planejadas. Certifique-se de que todas as etapas estejam sendo realizadas conforme o planejado e ajuste sua estratégia se necessário.

6. Avalie os resultados

Após a conclusão das ações de marketing, é importante avaliar os resultados obtidos. Verifique se os objetivos estabelecidos foram alcançados e se as ações foram eficazes. Com base nessa avaliação, ajuste sua estratégia de marketing para as próximas ações.

Precisa de ideias de marketing para farmácias e drogarias? Aqui estão 7 ideias

Essas são apenas algumas ideias de marketing para farmácias e drogarias. É importante avaliar as necessidades e características do seu público-alvo para criar campanhas eficientes e que realmente atraiam a atenção dos seus clientes.

 1. Campanhas de conscientização

Crie campanhas para conscientizar seus clientes sobre temas relacionados à saúde, como a importância da prevenção de doenças, vacinação, uso correto de medicamentos, entre outros.

2. Programas de fidelidade

Crie um programa de fidelidade para seus clientes, oferecendo descontos ou brindes para quem comprar com frequência em sua farmácia ou drogaria.

3. Marketing digital

Invista em marketing digital, criando um site para sua farmácia ou drogaria e divulgando seus produtos e serviços nas redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter.

4. Ofereça serviços diferenciados

Ofereça serviços diferenciados para seus clientes, como entrega de medicamentos em casa, testes de glicemia e pressão arterial, orientação farmacêutica personalizada, entre outros.

5. Parcerias com médicos e clínicas

Estabeleça parcerias com médicos e clínicas para oferecer serviços integrados aos pacientes, como consulta com farmacêutico, aferição de pressão arterial e outras atividades.

6. Organize eventos

Organize eventos para seus clientes, como palestras sobre saúde, workshops sobre cosméticos e cuidados pessoais, entre outros.

 

7. Crie materiais informativos

Crie materiais informativos para seus clientes, como cartilhas sobre saúde, dicas de cuidados pessoais, entre outros.

Conclusão

Por fim, vimos aqui que o marketing farmacêutico é uma estratégia necessária para que as drogarias e farmácias possam se comunicar cada vez melhor com o público-alvo.

Com uma comunicação diferenciada, por meio da estratégia do marketing, é possível gerar um destaque maior para sua farmácia e uma diferenciação frente aos concorrentes.

É preciso estar atento às normas para que nada seja feito fora da lei. Esperamos que este conteúdo tenha sido esclarecedor para você.

Conte aqui se ele te ajudou e não se esqueça de compartilhá-lo com mais pessoas.

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