O que é CRM e como usar em sua estratégia de vendas?
Saber o que é CRM é fundamental para que você possa conseguir fazer um registro e ter uma organização de todas as vendas que acontecem em uma empresa.
Essa ferramenta é fundamental para que a abordagem com o cliente seja algo mais assertivo. O conceito da ferramenta envolve muitas coisas, como:
- Processos;
- Estratégias;
- Cultura organizacional;
- Tecnologia.
Ele torna tudo mais fácil para a equipe de vendas, sendo assim, tanto empresas grandes quanto as menores se beneficiam de seu uso. Tudo isso graças a análise que podem fazer do cliente, capaz de antecipar processos.
Se você quer saber mais sobre a ferramenta e como ela tem sido útil, continue lendo o conteúdo.
O que é o Customer Relationship Management?
O CRM é uma abreviatura para Customer Relationship Management e em português significa gestão de relacionamento com o cliente.
E o que é o CRM? Ele é um conjunto de estratégias, tecnologias e práticas de negócios utilizadas pelas empresas para gerenciar e analisar as interações com seus clientes e potenciais clientes.
O objetivo do CRM é melhorar a relação da empresa com eles, fornecendo informações precisas e em tempo real sobre hábitos de compra, preferências e histórico de interações.
Com essas informações, as empresas podem personalizar suas abordagens e campanhas de marketing, oferecer um melhor atendimento ao cliente e, consequentemente, aumentar a satisfação e a fidelidade dos clientes.
Esse sistema faz com que seja possível ter o registro e toda a organização sobre o contato que um consumidor possui com um vendedor da empresa.
Dessa maneira, quando o vendedor entrar em contato com um cliente, ele conseguirá captar na ferramenta dados como:
- Nome;
- Endereço;
- Telefone;
- Visitas ao site;
- E descrição de cada uma das interações.
Dessa maneira, tudo se reúne em um único lugar, facilitando todo o processo. Quem acha que o CRM é apenas uma lista de contatos se engana.
Ele faz com que sua empresa possa ter um relacionamento duradouro com os clientes, deixando com que eles tenham uma experiência de consumo melhor durante todo o processo.
Para que serve e como funciona?
Basicamente a ferramenta de CRM é um software que ajuda as empresas a gerenciar o relacionamento com seus clientes. Ela coleta dados dos clientes a partir de várias fontes, como interações com o site da empresa, redes sociais, e-mails, telefonemas, entre outros.
A partir disso, esses dados são então armazenados em um banco de dados centralizado, que permite aos usuários da ferramenta acessá-los e analisá-los facilmente. Com base nessas informações, as empresas vão personalizar sua comunicação com os clientes e tomar decisões informadas sobre estratégias de marketing e vendas.
A ferramenta de CRM também pode incluir recursos como:
- Automação de marketing;
- Gerenciamento de campanhas;
- Gerenciamento de contatos e
- Acompanhamento de vendas.
Tais recursos ajudam as empresas a automatizar tarefas, aprimorar a colaboração entre as equipes e a rastrear o desempenho de vendas e marketing.
Falando agora sobre o funcionamento da ferramenta em si, há dois modos que o CRM opera, sendo estes no próprio computador ou se utilizando da nuvem. Um bom programa serve para que possa haver a otimização de contato com os clientes.
5 vantagens de uma ferramenta de CRM
Quando você lança mão de uma ferramenta de CRM, ela elimina todo o trabalho burocrático e manual que aconteceria para que os vendedores se concentrem, de fato, naquilo que interessa. Dentre as vantagens de usar, você vai:
1. Melhorar o relacionamento com o cliente
Com uma ferramenta de CRM, as empresas podem coletar e armazenar informações sobre as interações com os clientes, permitindo um melhor entendimento das necessidades e preferências de cada cliente. Isso possibilita uma comunicação personalizada e mais eficaz, melhorando o relacionamento com o cliente.
2. Aumentar a eficiência
Uma ferramenta de CRM automatiza muitas tarefas de vendas e marketing, o que permite que as equipes sejam mais eficientes e produtivas. Com a automação de processos, é possível reduzir o tempo gasto em tarefas manuais e repetitivas, permitindo que a equipe foque em atividades que agregam mais valor.
3. Melhorar a colaboração entre os times
Com uma ferramenta de CRM, as equipes podem trabalhar juntas de maneira mais eficaz. Por exemplo, as equipes de vendas e marketing podem compartilhar informações sobre leads e clientes, facilitando a criação de campanhas de marketing mais eficazes e a abordagem de clientes em potencial de forma mais assertiva.
4. Permitir a análise de dados
Com a coleta e armazenamento de informações sobre os clientes, uma ferramenta de CRM permite análises mais precisas e informadas sobre as atividades de vendas e marketing. Isso possibilita a identificação de tendências e oportunidades de negócios, permitindo que a empresa tome decisões mais informadas e estratégicas.
5. Aumentar a retenção de clientes
Com uma melhor comunicação e relacionamento com os clientes, uma empresa pode aumentar a satisfação do cliente e, consequentemente, a retenção de clientes. Além disso, a ferramenta de CRM pode ajudar a identificar clientes em risco de cancelamento e tomar medidas para evitar que isso ocorra.
Áreas em que o CRM pode atuar
Como o CRM é um software de gestão completo, ele atende a várias áreas. Existe o CRM de marketing e o CRM de vendas.
O CRM de marketing fica mais voltado para os processos que incluem atração e nutrição dos clientes em potencial. Dessa forma, ele dá total apoio para o inbound marketing.
É sempre bom ter ele atrelado ao CRM de vendas para que tudo se mantenha aquecido. Já o CRM de vendas é o gerenciador que ajuda as empresas a venderem mais em menos tempo.
Qual a diferença entre ERP e CRM?
O ERP (Enterprise Resource Planning) e o CRM (Customer Relationship Management) são dois sistemas diferentes usados por empresas para gerenciar aspectos diferentes de suas operações.
O ERP é um sistema de gestão empresarial que ajuda a empresa a gerenciar suas operações diárias, como finanças, compras, gestão de estoque e cadeia de suprimentos.
Ele visa integrar e otimizar todos os processos de negócios, desde a produção até a distribuição, a fim de melhorar a eficiência e reduzir custos.
Já o CRM, como temos mencionado ao longo do artigo, é um sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente que ajuda a empresa a gerenciar as interações com seus clientes em todas as etapas do ciclo de vida do cliente, desde a prospecção até o suporte pós-venda.
Não custa lembrar que ele coleta dados sobre as interações dos clientes e fornece informações valiosas para ajudar as equipes de vendas, marketing e suporte ao cliente a se comunicarem e atenderem às necessidades dos clientes de forma mais eficaz.
Agora, com os dois lado a lado, o que podemos dizer é o seguinte: enquanto o ERP se concentra na gestão das operações internas da empresa, o CRM se concentra no relacionamento com o cliente. Ambos são sistemas essenciais para o sucesso de uma empresa e podem trabalhar juntos para melhorar a eficiência e a satisfação do cliente.
Mais sobre o ERP
O sistema ERP é um software de organizações de processos financeiros. Sendo assim, tudo o que envolve essa área, como:
- Contas a pagar;
- Contas a receber;
- Emissão de NF;
- Planejamento.
Tudo isso fica por conta do ERP. Conectar o ERP junto ao CRM, fará com que os sistemas se conectem e transformem o fluxo de informação da empresa. Alguns exemplos de ERP’s são:
- SAP: líder mundial de softwares para empresas, ideal para médios e grandes negócios;
- TOTVS: gigante brasileira líder em sistemas de gestão empresarial na América Latina, conta com opções de micro a grande empreendedor;
- FoxManager: startup brasileira, este ERP é um dos mais completos do país, oferecendo soluções para pequenas e médias empresas de diversos segmentos;
- Oracle: especializada em softwares de gestão e banco de dados. Opção de ERP híbrido, ou seja, instalado e com a mesma tecnologia da nuvem;
- Microsoft Dynamics: sistema integrado com completa interação com ferramentas da Microsoft;
- ContaAzul: referência para pequenas empresas, opção de experiência grátis.
Agora, alguns modelos de CRM que tem feito a diferença nas empresas:
- Agendor: 100% brasileiro e busca sempre inovar para que se possa oferecer soluções aos usuários;
- Jeenga : promete ajudar a empresa a melhorar as vendas sem que haja muita desistência e se tenha mais interessados em fechar negócio;
- Moskit CRM: para pequenas e médias empresas e ajuda a criar uma relação com os clientes por meio de seu sistema;
- Nectar CRM: cumpre com a mesma proposta dos sistemas citados anteriormente. Facilita no aumento de vendas e permite que o time de vendas crie mais oportunidades para os clientes;
- RD Station CRM: ajuda a complementar as funcionalidades da antiga ferramenta. Hoje se concentram no funil de vendas, relatórios de resultados e muito mais.
Como o time de vendas deve usar o Customer Relationship Management
A automação é uma das grandes vantagens de usar uma ferramenta CRM. A equipe de vendas fica focada nas atividades que geram um impacto maior.
O ideal é que se faça um treinamento com os profissionais que vão trabalhar diretamente com ela para que eles saibam como funciona o fluxo de vendas que inicia com a entrada do lead até o fechamento da mesma.
A equipe também deve usá-lo de forma integrada a outros sistemas. Assim, o controle e organização passam a ser ainda melhores.
Os resultados de conversões virão a partir do momento que os processos sejam seguidos corretamente dentro de uma rotina.
Como a ferramenta ajuda nas vendas mais difíceis?
Como essa é uma ferramenta que consegue gerar uma boa experiência com o cliente de forma geral, esse é um dos melhores benefícios e facilidades que se pode notar quanto ao processo de primeiro contato e captação desse lead.
Sua eficiência ajuda a equipe de vendas a entender melhor o cliente por conta das métricas sobre informações desse comprador e os problemas atuais que ele vem enfrentando.
Assim, pode-se oferecer algo mais personalizado e que atenda a necessidade daquele lead. Alguns dos exemplos sobre o benefício do CRM em vendas difíceis, se encontram:
- Conversão de leads certos;
- Criar bons relacionamentos;
- Ter um retorno de investimento mais alto;
- Reter leads;
- Experiências mais simplificadas em todos os tipos de funil;
- Pós-venda mais atencioso.
Conclusão
Em conclusão, implementar um sistema de CRM pode ajudar a sua empresa a melhorar a precisão e o monitoramento das métricas, garantir maior segurança dos dados e uma melhor organização das informações.
Com a utilização de um CRM eficiente, é possível aumentar a satisfação e fidelização do cliente, além de otimizar a eficiência e produtividade das equipes de vendas, marketing e suporte ao cliente.
Não perca mais tempo e comece a utilizar essa poderosa ferramenta para transformar o seu negócio. Acompanhe mais conteúdos aqui no blog da Vanguarda Comunicação e compartilhe essas informações com outras pessoas que podem se beneficiar do uso de um sistema de CRM. E se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente para que possamos ajudá-lo.