Blog

Freelancer de MKT: Dá pra ganhar dinheiro com isso? DESCUBRA

Saiba como ganhar dinheiro sendo freelancer

Os serviços freelancer são bastante adotados por jovens que estão iniciando a carreira e não possuem tanta experiência com marketing. Como grande parte das empresas contratantes exigem experiência prévia, muitas pessoas não conseguem oportunidades rápidas de trabalho. 

Sendo assim, veem no freela uma oportunidade de exercer a carreira e também ganhar um dinheiro trabalhando por conta própria. Há muita dúvida ainda a respeito do tema e sempre rola muita insegurança inicialmente. 

Como fazer? Quanto cobrar? Onde conseguir clientes? Tudo isso são questões comuns da área. Se você se encontra nessa situação e quer saber mais sobre o assunto, continue lendo este conteúdo

É possível ganhar dinheiro como freelancer?

O trabalho de freela é libertador, como inúmeros profissionais que atuam por conta própria já falaram. A internet trouxe um maior campo de atuação profissional que possibilitou isso.

As mudanças dentro da sociedade começaram a serem sentidas de dentro para fora, principalmente no ramo profissional, onde se pode ganhar mais autonomia.

Várias profissões surgiram, outras foram um pouco modificadas e, com isso, várias pessoas puderam garantir seu sustento trabalhando de forma independente.

O trabalhador freelancer faz trabalhos não só para clientes pessoa física, como também para empresas. A diferença nessa prestação de serviço é que ele mesmo estipula o quanto irá cobrar.

Apesar de todas as maravilhas que isso pode trazer, assim como qualquer profissão, o trabalho de freela não é tão simples.

Ainda que não possua um vínculo empregatício, o trabalho freelancer pode acabar sendo recorrente com o mesmo cliente. É possível ter uma boa remuneração, ter vários clientes e diversas demandas.

Como os profissionais conseguem trabalhar com marketing sendo freelancer?

Há um punhado de coisas que poderiam explicar essa pergunta. No entanto, a resposta mais básica que se tem é: tendo conhecimento específico na área que pretende atuar.

Sabemos que o marketing é muito amplo e diversos são os ramos que você pode escolher seguir dentro da profissão.

Para que você possa garantir um bom trabalho e conseguir mais clientes, você deve ter uma noção bem reforçada sobre o serviço que pretende prestar.

Além disso, você deve saber quais habilidades que vão servir para aquele cliente em potencial. Sendo assim, você pode começar por:

  • Ter um bom plano de negócios;
  • Prever quais são as melhores estratégias de marketing;
  • Definir um nicho para você atuar;
  • Construir um portfólio para atrair clientes;
  • Manter um perfil profissional no LinkedIn;
  • Oferecer meios de contato com o cliente;
  • Ter seus planos de serviços mas saber adaptá-los a cada necessidade.

Além desses fatores, para ser freelancer é preciso que você tenha características como:

  • Pontualidade;
  • Disciplina;
  • Organização;
  • Foco;
  • Prazo.

Assim você pode cumprir com seu serviço sem maiores problemas.

Como conseguir clientes?

É freelancer e quer saber como conseguir clientes? Confira aqui

Primeiramente, se você está começando como freela e não tem nenhuma experiência prévia, a primeira coisa que você deverá fazer é montar um portfólio seguindo a linha do que você pretende fazer.

No marketing você pode atuar como designer, diretor de arte, analista de inbound, redator, arte finalista, videomaker, criação de conteúdo, marketing pessoal, entre várias outras opções.

Você deve criar um portfólio seguindo aquilo que você tem conhecimento e que pretende atuar para conseguir segmentar seu nicho de mercado.

Não se preocupe quanto a inventar peças. O portfólio serve para mostrar suas habilidades e confirmar seus conhecimentos para o cliente.

Depois de ter feito isso, é hora de procurar plataformas que dão suporte a profissionais freelancer para trabalhar com isso.

Existem diversos sites que fazem com que o profissional possa se cadastrar e começar a trabalhar por lá.  Grande parte deles são gratuitos, simples e fáceis.

Todo o processo é feito online, desde a apresentação da proposta do job, até o contrato e entrega do trabalho. As principais plataformas são:

  • Workana;
  • Get Ninjas;
  • Upwork;
  • 99freelas;
  • Freelancer.com.

Tem taxa? Como funciona o pagamento?

Para se cadastrar nesses sites, como por exemplo o workana, é preciso antes que a plataforma faça uma avaliação do seu perfil para que você possa ser aprovado ou não.

Depois de aprovado, você terá acesso a sua plataforma, com o seu perfil e todos os dados disponíveis para que o cliente entre em contato com você.

A plataforma cobra uma pequena porcentagem em cima do valor do seu trabalho. Logo, você tem que calcular isso ao passar o valor final para o cliente.

Você pode definir o pagamento do seu trabalho por hora, por trabalho feito, por produção de conteúdo ou por diária. Cabe a você e o cliente decidirem o que é melhor e o que mais faz sentido.

Seu trabalho pode ser vinculado tanto em mídia online quanto em mídia offline.  O mais comum hoje em dia é fazer trabalhos para as mídias onlines, como blogs e sites.

Como o trabalho é feito? Existe algum tipo de indicação?

O trabalho de um freelancer, antes de conseguir um cliente, é focar em ter um bom networking para poder ter uma maior visibilidade e ser visto.

A procura por clientes não pode parar nunca, afinal, você só depende de você para poder ganhar dinheiro com suas horas de trabalho.

Saber se divulgar, procurar em fóruns, grupos, redes sociais, e entrar em contato com empresas, mesmo que elas não estejam contratando, é uma boa forma de se manter ativo.

Dentro das plataformas freelancer, se candidatar a trabalhos também é uma opção. Uma vez que você conseguiu seu tão sonhado cliente, é hora de fazer um bom trabalho.

Respeite os prazos estabelecidos e exerça toda sua produtividade em cima daquele job para que ele possa ficar bom o suficiente para que o cliente queira outros trabalhos com você.

Além disso, a partir do momento que você consegue um cliente em potencial, ele acaba te divulgando para pessoas que gostaram do seu trabalho. Assim, você consegue ter mais pessoas em sua cartela para poder trabalhar 

Conclusão

Trabalhar em agências e em empresas voltadas para o marketing é sempre uma boa forma de aprender. No entanto, se você ainda está em busca de sua oportunidade e quer colocar em prática aquilo que você sabe, inicie como freelancer.

É preciso apenas que você tenha um certo amadurecimento quanto a atividade para encará-la como algo sério que lhe vai ser rentável.

Se você gostou deste conteúdo ou tiver alguma dúvida acerca do assunto, conte aqui nos comentários e compartilhe com outras pessoas.

 

Escreva um comentário