Do contato ao fechamento: Como vender a ideia do seu negócio
Se você tem um negócio na cabeça, você sabe como vender uma ideia? Ou seja, como conseguir que esse negócio saia da sua cabeça e comece a decolar?
Todo mundo que está iniciando um novo negócio deve saber se comunicar. Pois, seja para conseguir investimento ou novos clientes, você vai precisar vender a sua ideia e o seu serviço.
Por isso, é muito importante treinar a sua capacidade de convencimento. Você precisa se tornar um bom vendedor para que isso dê certo.
Então, continue lendo o artigo até o final para saber qual é a melhor maneira de iniciar uma conversa com um investidor ou cliente e como fazer ele fechar negócio com você.
COMO VENDER UMA IDEIA?
Muitas pessoas querem começar um novo negócio. Mas, para isso, você precisa saber como vender o seu negócio.
Afinal, para o seu negócio ser bem-sucedido, você vai precisar de investimento. Para isso, é preciso que as pessoas se interessem pela sua ideia.
É verdade que algumas pessoas parecem ter um dom para vendas. Entretanto, você não precisa ter um dom para vendas para conseguir vender a ideia do seu negócio.
Como começar a conversa? O que é relevante você falar para conseguir vender a ideia do seu negócio?
Existem algumas estratégias que você pode adotar. Basta você estudar sobre as melhores maneiras de vender.
Uma das principais estratégias adotadas pelos empreendedores é o chamado pitch, ou então, elevator pitch. O pitch é como se fosse um discurso rápido.
Por ser rápido, você deve conseguir montar bem o discurso, de forma reduzida, com todas as informações úteis que vão lhe ajudar a vender a ideia do seu negócio.
Esse nome de elevator pitch é dado porque é como se você tivesse só o tempo de uma viagem de elevador para vender a sua ideia. Imagina, você entrou no elevador com a pessoa que pode investir no seu negócio.
Você tem 5 minutos ou até mesmo 1 minuto para falar o que você precisa falar, o que você falaria?
A ideia é que o seu discurso seja prático, sem informação desnecessária. Menos é mais nesses casos.
Você precisa ser assertivo, falar o essencial e ao mesmo tempo, criar uma conexão emocional, entre você e o seu negócio, e entre o seu negócio e a pessoa para quem você está tentando vender a ideia.
Oideal é que você tenha o seu discurso na ponta da língua. Pois, a qualquer momento você pode encontrar aquela pessoa que pode mudar a sua vida.
DICAS PARA UM PITCH PERFEITO
Conseguir vender uma ideia exige muitas competências ao mesmo tempo, envolvendo até mesmo um pouco de psicologia. É preciso ter uma boa argumentação e uma boa capacidade de convencimento.
Por isso, é importante falar com calma, clareza e no tom certo. Tudo isso faz diferença. Então, antes de mais nada, se você está com uma ideia na cabeça, pegue um papel e comece a escrever sobre ela.
Faça um brainstorm e defina as principais características e objetivos do seu negócio. É importante que a sua ideia seja bem definida.
Talvez, o principal é definir o seu objetivo, porque ele é necessário e como você vai fazer ele acontecer.
Depois de definir tudo que você precisava definir sobre o seu negócio, você deve pensar no seu discurso. O ideal é que você crie um roteiro para a sua fala.
Nesse roteiro você vai colocar todas as suas ideias em ordem. É importante que nesse roteiro você mostre o seu potencial e instigue o investidor.
O seu discurso deve ser algo natural, nada muito forçado. Apesar de você ter tirado muito tempo pensando nele, não pode parecer que foi assim.
Você deve escolher bem as palavras, ser direto e focado. Esse discurso deve mostrar para o ouvinte as seguintes coisas:
- Qual é o seu produto ou serviço;
- O que o torna diferente;
- Qual é a necessidade da sua ideia no mercado;
- E para quem seu produto é feito.
Além disso, para ajudar a deixar ele interessado, busque ter um gancho. Esse gancho é algo que vai fazer iniciar a conversa e deixar a pessoa interessada.
Pode ser um questionamento, uma anedota ou até mesmo uma piada. Deve ser algo suficiente para prender a atenção do ouvinte e fazer ele ouvir o resto do seu discurso.
Roteiro para você seguir
Então, separamos aqui um pequeno roteiro para você seguir. Ele pode ajudar você a escrever o seu discurso.
Não esqueça de praticá-lo muito, até ter ele na ponta da língua. Isso é importante, porque nunca sabemos quando você vai ter oportunidade de apresentar seus argumentos a favor da sua ideia.
Mas, antes de mais nada, lembre-se que ele não deve ser feito por qualquer pessoa. A pessoa que está ouvindo deve ser o seu público-alvo.
Ou seja, alguém que tem potencial para ser cliente ou investidor da sua ideia. Então, siga os seguintes itens:
- Se apresente. Fale quem você é e o que você faz ou pretende fazer;
- Explique sobre o problema que a sua ideia busca resolver;
- Deixe claro o mercado para isso, mostrando ser uma boa oportunidade;
- Mostre para ele a solução;
- Explique como você pretende lucrar com essa ideia;
- Mencione a concorrência, destacando o seu diferencial;
- Fale sobre as suas conquistas até o momento;
- Diga sobre o investimento que é necessário, não a quantidade, mas que áreas e ações precisam de investimento para a sua ideia sair do papel;
- Termine o discurso com uma boa perspectiva para o futuro e para onde a sua ideia pode te levar.
Por fim…
É assim que você vai saber como vender uma ideia. É questão de prática. Estude e decore o seu discurso.
Além disso, esse roteiro vai se aperfeiçoando com o tempo. É normal que nas primeiras tentativas não saia como o esperado.
Você vai entender o que é necessário e o que você pode cortar no seu discurso conforme você vai testando ele. Por isso, é preciso colocar em prática.
E aí, esse artigo lhe ajudou a preparar o seu pitch? Se sim, compartilhe com seus parceiros também.