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Cliente Fit: quem quer comprar seu produto de verdade? DESCUBRA!

entenda como estabelecer o cliente fit perfeito para seu negócio lhe ajuda a vender melhor

Você sabe o que é um cliente fit? Este é um tipo de cliente ótimo para fechar negócios. Isso porque este é o tipo de perfil que a sua empresa procura para conseguir vender seus produtos.

A razão é clara: este tipo de cliente procura o serviço ou produto que você oferece, que cobre todas as as necessidades dele, e acaba se beneficiando da relação com a sua empresa.

Portanto, conhecê-lo é algo fundamental para que você consiga aumentar suas vendas e criar vantagem competitiva frente à concorrência. Veja como descobrir quem é este tipo de cliente e quais são as diferenças entre ele e um cliente bad fit.

O que é um cliente fit e Fit de produto?

O cliente fit é uma pessoa ou uma empresa com necessidades específicas que são plenamente atendidas por aquilo que você oferece como empresa. Este tipo de cliente consegue tirar bastante benefício e um grande valor da relação que ele tem com seu negócio. 

Em inglês, “fit” quer dizer “encaixe” ou “ajuste”. Portanto, o cliente fit é aquele que se encaixa na proposta de sua empresa, realizando o casamento perfeito entre cliente e marca.

O cliente good fit tende a ficar feliz com aquilo que você oferece e acaba entregando feedbacks positivos grande parte das vezes, compartilhando sua experiência com outras pessoas.

Em contrapartida, existe o cliente bad fit, que é aquele que não consegue aproveitar em sua totalidade o que você tem a oferecer, pois o seu produto ou serviço acaba não resolvendo as necessidades que ele possui.

Por essa razão, o cliente tem uma grande insatisfação com a sua marca, o que gera reclamações e pedidos de descontos exorbitantes. Em algum momento, ele acaba deixando a sua empresa de lado.

É muito mais vantajoso, então, que uma empresa encontre clientes good fit no funil de vendas, pois eles se encaixam no que a empresa propõe, o que aumenta a chance de compra do produto.

Quais benefícios o cliente fit pode agregar a sua empresa?

O maior benefício que o cliente good fit pode agregar para a sua empresa é a identificação com que ele tem com o produto, o que o faz voltar a comprar de você mais vezes.

Sendo assim, as chances dele recomendar sua marca para parentes e amigos próximos se torna mais alta, podendo aumentar o potencial de conhecimento de sua empresa e também de possíveis clientes.

Afinal, uma boa recomendação vinda de quem já faz uso daquilo que você oferece é muito melhor do que ter que descobrir sozinho se uma marca é boa ou não. Alguns benefícios que merecem destaque são:

  • Melhor abordagem de vendas;
  • Otimização do ciclo de vendas;
  • Aumento de satisfação e retenção de clientes.

Como atrair clientes que tenham fit com sua empresa?

Uma das grandes questões para as empresas é saber como atrair o cliente certo para si. E como esse não é um dos desafios mais fáceis, algumas empresas têm dificuldades para saber como chamar a atenção desses clientes.

A primeira coisa para que você possa atrair olhares de um cliente em potencial é saber se o seu produto supre as necessidades que essa pessoa possui. Então, por exemplo, você pode começar avaliando 5 aspectos diferentes.

1. Interpretação de sinais

Um dos pontos para que você saiba se o seu produto se encaixa no que o cliente espera é interpretar os sinais que ele emite.

Ficar de olho nas reações do público, principalmente nas redes sociais, é um bom indicativo de que você está no caminho certo.

As redes sociais têm sido um grande potencializador: uma boa experiência compartilhada pode se espalhar e impactar milhares de outras pessoas.

2. Veja como anda a continuidade de vendas

A comercialização de seu produto precisa ser algo simples e também fácil para que possa ocorrer de forma contínua. Por exemplo, o design de um produto pode fazer com que ele venda mais do que outros do mesmo segmento.

Fazer uso de UX é fundamental nesta etapa para que se possa criar experiências que sejam focadas no cliente e que adaptam o produto à necessidade daquela pessoa.

A boa experiência não ocorre por acidente. Ela é fruto de muito estudo, trabalho e aprimoramento por parte da empresa. Quanto melhor ela for, maior será a continuidade de vendas.

3. Adesão ao produto/serviço

Uma maneira bem simples de saber que aquilo que sua empresa oferece está de acordo com o que o cliente quer é analisar as métricas de venda.

Ao observar que há uma adesão natural e espontânea por parte dos clientes que estão comprando o que sua empresa propõe, é possível ter uma noção de se você tem o fit com o cliente.

Quando a empresa não faz esforço para vender e possui muito retorno, o market fit é alto. Caso contrário, ele é baixo.

segmentar o público e analisar a métrica de adesão dele ao seu produto faz parte do chamado market fit

O que o cliente busca em um produto?

A primeira coisa que um cliente busca em um produto é que ele supra suas necessidades. Portanto, é saber se a utilização daquele produto ou serviço em sua vida poderá torná-la mais prática e eficiente.

A necessidade prática é a primeira coisa que se observa. Depois vem a qualidade que aquele produto pode gerar para satisfazer o cliente.

Outro ponto que o cliente busca é a identificação e confiança na marca. Principalmente se ele já consumiu o seu produto antes e gostou, a tendência é que ele volte a comprar de você.

O diferencial do produto também é outro ponto que destaca uma marca da outra. São esses os fatores que influenciam a compra de uma pessoa.

Conclusão

Por fim, vimos neste artigo informações sobre o cliente fit – do que se trata, qual é a diferença entre ele e um cliente bad fit, qual é a importância desse tipo de cliente para a empresa e como uma marca descobre se o seu produto tem um alto potencial de encaixe.

Dessa maneira, é importante se manter atento aos fatores aqui mencionados para levar esses pontos em consideração na hora de lançar algo.

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