Arquétipo de marca: 12 ideias que mostram quem é sua empresa
Você sabe a importância que um arquétipo de marca possui? Ele se trata de um conjunto de padrões que são responsáveis por gerar traços de personalidade, valor, visão e crença de uma instituição.
Os arquétipos fazem com que uma marca consiga se conectar com o cliente de modo diferente de outras empresas. Isso porque o público consegue se identificar mais com o propósito de uma marca do que da outra.
A partir de 12 tipos é possível criar categorias de grandes marcas e compreender como elas estão posicionadas em relação a si e a dentro do mercado em que estão.
O que é o arquétipo de marca?
Assim como as pessoas, as empresas possuem personalidade própria que inclui sua visão de mundo, seus valores, sua identidade, seu modo de se comunicar, entre tantas outras coisas.
Desenvolver esses atributos é fundamental para que as conexões sejam criadas de modo verdadeiro com sua audiência. Portanto, os arquétipos de marca são um ótimo meio de poder praticar e a humanizar essas estratégias e melhorar os gatilhos emocionais.
Quanto melhor definida uma empresa, melhor ela sabe se comunicar usando seus atributos, mais confiança ela terá de seu público e de uma maneira muito mais fácil.
Para que se possa construir um bom arquétipo, o ideal é que se entenda quais são os principais e como cada um vem sendo usado pelas grandes marcas no mercado. Abaixo, veja quais são:
Inocente
Este arquétipo de marca é bastante sugestivo pois ele é responsável por inspirar pureza, simplicidade e positividade, tanto para si quanto para o mundo.
O arquétipo inocente acredita nas coisas de forma simples e crê em soluções grandiosas que podem surgir ao lidarmos com questões de modo descomplicado. Outro ponto marcante também é quanto:
- Autenticidade;
- Espontaneidade;
- Transparência.
Sábio
Este fica responsável por gerar estímulo quanto ao aprendizado e a valorizar o ato de refletir. O sábio crê que partilhar conhecimentos é um modo de entender o mundo e chegar até lugares grandes.
Prezam então por estar de olho nas novidades, estudos e materiais que possam melhorar o entendimento em diversos assuntos.
Herói
Este arquétipo de marca se encaixa com aquelas empresas que pretendem mudar o mundo e tem como característica ser esforçado, corajoso e ter força de vontade.
Um perfil produtivo que está pronto para encarar os desafios que possam surgir em seu destino. Geralmente nas campanhas publicitárias, nota-se um ar de que “com esforço é possível conquistar tudo”.
Uma das empresas que usa bastante essa imagem é a Nike e pode-se observar de modo nítido isso.
Fora da lei
Uma característica rebelde, inquieta e pronta para quebrar padrões do cotidiano. A sensação de incômodo com a sociedade faz com que esse arquétipo acredite ser capaz de revolucionar tudo aquilo que está a seu alcance.
Este formato faz com que as empresas sejam vistas como algo fora do seu tempo. Então, se tornam disruptivas e inovadoras. A Apple é um bom exemplo disso.
Explorador
Carrega consigo a vontade de poder explorar o mundo e descobrir coisas novas. Sendo assim, são empresas que não se prendem à sociedade e são totalmente livres do tédio.
Prezam sempre pela ambição, liberdade e felicidade. Quase sempre essas são características de empresas envolvidas com automobilismo ou viagem.
Mago
Este arquétipo de marca transforma a realidade e o senso comum. Isso porque contam com um ar de mistério, improviso, ironia, ilusão e magia. Outras características importantes e que são levadas em consideração nesta etapa, são:
- Coragem;
- Liberdade;
- Inovação;
- Ideias loucas.
A empresa Red Bull é uma que trabalha este conceito. Quase sempre suas ações são algo fora do comum.
Pessoa comum
Conhecido como o “cara comum”, tem como foco se inserir de modo eficaz dentro da sociedade. Então, pode-se notar que este arquétipo não se importa com a rotina e em ser um entre vários.
Quase sempre trabalham muito bem o marketing de influência. A Havaianas por exemplo é um bom arquétipo de pessoa comum, pois em suas peças publicitárias representam as pessoas no seu dia a dia.
Então, com uma linguagem bastante acessível, ela vai despertando sentimentos que o espectador quase sempre consegue se identificar.
Amante
A característica aqui é que a marca se entrega tanto para o cliente a ponto de despertar nele um prazer. Sendo assim, poucos terão acesso a este produto pois ele desperta exclusividade.
Ao fazer o cliente se sentir único e especial, isso acaba gerando um certo fetiche com as marcas. Um bom exemplo são todas as marcas de grife que prezam por sua sofisticação.
Bobo
Tem como princípio divertir seu público, ser despreocupada, engraçada e também acessível. Vivem a vida de modo leve e tranquilo, sendo aceitos por todos independentemente de quem eles são.
As marcas de cerveja geralmente apelam para este lado, pois ele cativa o público através do bom humor. O resultado quase sempre é bem aceito, o que gera engajamento com a marca e conecta mais e profundamente a marca com o público.
Cuidado
Esse é um arquétipo de marca que acompanha muito carinho e afeto em seus posicionamentos. Sendo assim, agem em prol de uma boa vida para seus clientes.
Portanto, sua meta principal é poder ajudar o próximo, colocando a necessidade da sociedade acima de tudo. A instituição Médicos Sem Fronteiras serve como exemplo desse tipo de arquétipo.
Criador
Essa característica tem como traço ser engenhoso, criativo e cheio de projetos atrativos. Seu lado artístico é muito aflorado e consegue deixar sua marca no mundo.
A Lego é uma empresa que explora esse lado muito bem. Por meio de seus bloquinhos se torna possível deixar a criatividade rolar.
Governante
O governante é aquela empresa que se posiciona como se fosse um líder, e se sente confortável estando entre as grandes multidões. Possuem muita facilidade em se expressar e contam com um grande poder de persuasão.
Carisma, autoridade e força em seu discurso são pontos notáveis. Empresas de joias geralmente fazem parte deste arquétipo por conta de seu glamour e poder.
Conclusão
Esses são os doze arquétipos de marca que formam as características de uma empresa através do posicionamento da marca e suas motivações básicas.
Todas elas expressam alguns tipos de gatilhos emocionais que trazem à tona as motivações humanas fundamentais para que possam se identificar com algo. Por exemplo, investem sempre nos:
- Valores e crenças;
- Mensagem da marca;
- Imagem da marca.
Tudo isso gera no seu público-alvo uma fidelidade à marca, engajamento e ainda consegue criar uma comunidade para fins de conversões e vendas.
Portanto, é fundamental que uma empresa saiba como aplicar isso para se tornar mais atraente ao seu público. Se você quer descobrir a melhor forma de fazer isso, conte com quem é especializado.
A Vanguarda pode te ajudar nessa questão pois a empresa trabalha com foco no seu cliente e a comunicação que ele quer passar para o público.
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