Marketing para médicos: 4 regras do CFM para não fazer feio!
O marketing para médicos é um pouco limitado por conta de todas as exigências feitas legalmente, que se não tiverem a devida atenção, pode acarretar em uma série de prejuízos.
Espalhou-se uma ideia por conta disso que os médicos são proibidos de fazer marketing, porém isso não é verdade. As estratégias de marketing muitas vezes são interpretadas como um fator que quer atrair clientes a qualquer custo.
No entanto, o que ocorre é um equívoco por conta da falta de informação ou por conta da pressa em alcançar um resultado. Por isso, falaremos melhor nesse artigo como os médicos podem se utilizar da forma correta das informações e do marketing.
O que é permitido dentro da propaganda médica pelo CFM?
O marketing para médicos é tudo aquilo que envolve o profissional ou o ambiente de trabalho em ações que a equipe realiza para que se possa atender o paciente da melhor forma.
Sendo assim, inclui a captação de pessoas, atendimento e pós-atendimento. Porém, tudo deve ser feito dentro de um limite. A medicina exige dos profissionais um conhecimento técnico e científico.
Além disso, exige também atenção aos protocolos estabelecidos, respeito aos limites estabelecidos pelo Código de Ética e uma boa relação com o paciente.
Referente ao marketing médico, existem duas resoluções importantes: a Resolução CFM n° 1.974/11 e a Resolução CFM n° 2.126/15. E o que são as resoluções do CFM? As duas fazem o estabelecimento de limites para a propaganda de profissionais da medicina.
Mas afinal, o que é publicidade médica? Bom, a publicidade para médicos é tudo aquilo que anuncia e comunica uma informação para o público por meio de qualquer canal de divulgação sobre uma atividade profissional.
Sendo assim, pode ser outdoor, folder, sites ou redes sociais, qualquer canal que faça uma comunicação pode ser considerado como um tipo de publicidade para o público.
O que é permitido?
Um médico pode se utilizar de qualquer canal de divulgação, desde que os use com fins educativos. Essa é a maneira ideal e ética de se promover.
Ao levar um conteúdo de valor para o público, isso já irá ajudar na promoção do profissional e na comunicação ideal que se deve ter, construindo uma autoridade por meio de conteúdos relevantes.
Então, o que o médico não pode fazer de forma alguma? Essa é uma questão muito presente. Por isso, separamos alguns pontos para que você fique atento sobre o que o CFM não permite.
Colocar fotos do paciente em material publicitário
O CFM proíbe qualquer tipo de exposição dos pacientes para fins publicitários para que se possa ganhar mercado ainda que o paciente autorize.
Quando a exposição for feita em apresentações científicas ou em eventos médicos, não há problemas, porém, para somente fins publicitários, a prática é proibida.
Divulgação de equipamentos novos
Adquirir um material novo pode ser motivo de ânimo e empolgação, porém, é preciso ter cautela ao falar sobre o equipamento. Isso porque o médico não pode de modo algum sugerir que aquele equipamento trará algum tipo de sucesso e inovação.
Não se deve garantir o sucesso de nenhum procedimento ou alguma mensagem que tenha deixado algo subliminar ou solto a segundas interpretações.
Divulgar especialidades
O médico deve fazer anúncio somente daquilo que ele tem certificado. Portanto, se ele ainda está cursando ou ainda não concluiu alguma especialização, é proibido que isso seja divulgado.
Posts com tom sensacionalista
Esse tipo de marketing possui alguns desafios singulares. Por exemplo, o tom da comunicação. É proibido pelo CFM se comunicar por meio de um tom sensacionalista.
Portanto, é vital que o médico não faça uso da palavra “o melhor”, “o mais eficiente”, “o único que é capaz”, dentre outras coisas que sigam essa mesma linha de raciocínio.
O que fazer para poder conseguir ter um bom marketing para médicos?
Para que se possa ter uma boa estratégia de marketing para médicos sem que as normas da CFM sejam transgredidas, a melhor opção é estudar e ficar por dentro daquilo que é permitido.
Afinal, o marketing é parte fundamental para qualquer negócio. Sendo assim, deixar de fazê-lo acaba sendo um prejuízo para você, pois você perderá a oportunidade de:
- Conquistar mais pacientes;
- Fidelizar os pacientes que já tem;
- Se posicionar no mercado como uma autoridade;
- Educar a sociedade sobre pontos importantes a se atentar.
Ainda que o marketing boca a boca seja um dos melhores, ele não é o suficiente para manter um estabelecimento de pé.
Por isso, a primeira coisa para você que está iniciando o seu próprio negócio agora e precisa de orientações porque lhe restam dúvidas sobre o assunto é procurar profissionais que já atuem com publicidade médica.
Assim, essas pessoas que já possuem conhecimento e vivência de mercado poderão te ajudar a criar conteúdos interessantes e a estreitar sua relação com o público.
Depois disso, você precisará explicar para esse profissional o seu planejamento e o seu objetivo. Dessa maneira, será possível criar uma estratégia exatamente em cima daquilo que você deseja.
Contar com bons parceiros é fundamental, principalmente no início para que haja uma orientação sobre o assunto e você, como profissional, saiba aplicar todos esses conceitos estando dentro das normas.
Como fazer propaganda para médicos?
Dentro das estratégias certeiras que você pode utilizar, busque estudar bastante e elaborar um bom marketing de conteúdo. Essa é a melhor forma de atrair público hoje em dia.
Principalmente porque vivemos numa era digital, onde qualquer coisa já é digitada no Google. Sendo assim, por meio de um artigo médico, você poderá trazer informação e conhecimento para esse público que está procurando por respostas.
O E-mail marketing também é algo a ser trabalhado como forma de estratégia. Isso porque ele gera fidelização e ainda o ajuda a criar os conteúdos de maneira muito mais personalizada, seguindo os interesses de seu público.
Outro ponto é trabalhar sua identidade visual para que ela seja clara e agradável ao público a ponto de que quando olhem, reconheçam que se trata de você.
Ela precisa ter clareza em todos os canais e por isso, mais uma vez, contar com uma equipe de pessoas especializadas nesse tipo de trabalho é vital para que ele saia bem feito.
Conclusão
Por fim, vimos aqui que para que você comece a fazer uso do marketing para médicos, é preciso que você tenha conhecimento das regras do Conselho Federal de Medicina primeiro.
Isso te garantirá credibilidade e confiança por parte dos profissionais e também dos pacientes. Portanto, é vital que as conheça para que se possa construir um ótimo trabalho.
As normas, claro, são extensas. Portanto, em caso de dúvidas, deixe aqui o seu comentário e compartilhe este conteúdo com mais pessoas.