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Comunicação integrada de marketing: por que contratar uma agência 360?

o que é a comunicação integrada no marketing

O marketing sempre foi uma ferramenta necessária no mundo dos negócios. Não importa o tamanho do empreendimento. Traçar estratégias de comunicação é fundamental para mantê-lo no mercado. Você já ouviu falar em comunicação integrada de marketing (CIM)?

O principal objetivo da CIM é garantir que todos os canais de uma empresa se comuniquem com os clientes de forma padronizada. É, dentre outras coisas, uma forma de transmitir confiança ao público. 

Ao aplicar a CMI, você poderá conquistar a fidelidade dos clientes, melhorar seus resultados e abrir seu negócio para novas oportunidades. 

Quer entender melhor como funciona a CMI? Veja neste artigo da Vanguarda Comunicação a explicação do nosso time de especialistas. Acompanhe!

Comunicação integrada de marketing: entendendo o conceito

Na comunicação integrada de marketing, trabalha-se os 4 P’s, que são:

  • Preço: preço de custo + lucro, inclui os descontos oferecidos;  
  • Praça: onde você oferta, logística e distribuição;
  • Promoção: como você oferece seu produto, todas as estratégias de divulgação e comunicação da marca;
  • Produto: o que você oferece ao consumidor; abarca o tangível e o intangível.

A Comunicação Integrada de Marketing é o “P” da promoção, que representa todo o tipo de comunicação que a marca faz com o seu público. 

Consiste em um conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com objetivo de agregar valor à marca.

Dessa forma, o ponto principal trabalhado é a consolidação da imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo por meio da mensagem. Além disso, a comunicação integrada de marketing visa:

  • Criar uma mensagem única e coesa, que diferencie a marca dos concorrentes e seja de fácil entendimento;
  • Fixar o produto na mente do consumidor, de forma que ele seja o primeiro a ser lembrado quando o cliente precisar de algo;
  • Oferecer incentivo e informação para o consumidor querer adquirir o produto/serviço daquela marca e não do concorrente.

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Quais são as benefícios de aplicar a CIM

Agora que ficou mais clara a importância da comunicação integrada de marketing para o seu negócio, é hora de conferir 5 benefícios de investir na estratégia. Veja:

1. Maior eficácia na promoção

O primeiro benefício da CIM trazido para a empresa é uma maior efetividade da promoção/campanha. Isso porque as mensagens veiculadas nas mídias são uniformes e consistentes e por isso produzem impactos mais eficientes nos resultados.

Com essa prática, o empreendimento assume o tom de voz adequado para cada cada veículo, além de alcançar o público certo. A mensagem é compreendida de maneira clara e objetiva. 

Para quem utiliza os meios digitais para conduzir o cliente pelo funil de vendas, a CIM também proporciona resultados melhores. 

2. Fortalecimento da marca

Outra vantagem importante da comunicação integrada de marketing é o fortalecimento da marca e reforço da imagem transmitida ao público. A imagem reflete o que os clientes pensam sobre a empresa e que impressões têm sobre ela.

O uso de diferentes canais promove melhor fixação da marca na mente do público. A sua marca ganha personalidade e sua voz passa a ser reconhecida, abrindo a possibilidade de construção de relacionamentos com o público. 

3. Economia

Os qualquer instituição, os investimentos em campanhas precisam ser feitos de forma inteligente. Na CIM, os desperdícios podem ser reduzidos, sendo, portanto, uma das principais vantagens da estratégia. 

Como se dá esse processo? A resposta é bem mais simples do que parece. Quando os diversos setores da empresa planejam e executam as ações de maneira uniforme, evita-se gastos com criações paralelas. 

Utiliza-se um mesmo material em diferentes mídias, necessitando apenas de pequenos ajustes quanto ao veículo. Dessa forma, a empresa obtém retorno maior dos investimentos por um custo menor. 

4. Integração entre as equipes

Principalmente para grandes redes de lojas, em que cada cidade tem um representante, os riscos de realizar ações paralelas de marketing podem provocar contradições e confusões quanto ao real objetivo da marca.

Ao investir em estratégias de modo integrado, esse risco diminui, o que favorece o fortalecimentos dos princípios adotados pela empresa. A integração das equipes faz com que as ações se realizem de modo centralizado, eficiente e assertivo. 

5. Eficiência nas campanhas

A comunicação integrada de marketing é feita por meio de diversos canais. Essa integração, como já dissemos antes, é fundamental para que haja um entendimento do público sobre a imagem da empresa. 

O uso de meios diferentes para suas campanhas ajuda a alcançar os clientes certos, pelas mensagens certas, no tempo certo e local certo. Isso significa mais eficiência na transmissão da mensagem e, consequentemente, o retorno esperado.

Por que contratar uma empresa especializada?

Talvez você esteja se perguntando como realizar uma comunicação integrada de marketing. De fato, a divulgação de uma campanha publicitária em diversos canais (TV, rádio, jornal, outdoor, redes sociais, displays, etc) não é uma tarefa fácil.

Afinal, não estamos falando de algo passageiro. Se o objetivo é permanecer na mente dos consumidores, a campanha precisa ser contínua e eficaz. 

Para isso, é necessário um time de especialistas em estratégia, execução dos projetos, análise e mensuração de resultados, entre outros. É algo que exige muito mais responsabilidade. 

Você precisa de uma agência de comunicação interligada!

A Vanguarda Comunicação é uma empresa referência na região Norte. Aqui, temos um time completo, com redatores, designers, analistas de marketing, mídias, entre outros. Planejamos estratégias on e off que se encaixam ao seu padrão de mercado. 
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