É fato que as empresas que alcançam ótimas colocações em relação às concorrentes investiram em alternativas eficientes de negócio. Uma delas é o marketing de conteúdo. Com o advento da internet, esse método têm crescido e hoje figura entre os principais meios para ajudar uma empresa a se destacar. Mas, para isso, é importante investir numa boa equipe. Você sabe quais profissionais contratar? Se não, você está no lugar certo!
Nesta matéria, nós, da Vanguarda Comunicação, vamos mostrar o que considerar na hora de contratar bons profissionais para o seu time. Vamos conferir?
Antes de tudo, entenda um pouco sobre o marketing de conteúdo

O principal objetivo do marketing de conteúdo é agregar valor às marcas, produtos, serviços e principalmente as relações entre empresas, clientes, colaboradores, parceiros e a sociedade em geral. O marketing de conteúdo envolve tarefas de várias competências, ou seja, para ser eficiente precisa de um time inteiro que, juntos, trabalham para alcançar resultados satisfatórios.
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Quais profissionais devo contratar?

Para jogar no seu time de marketing de conteúdo para alcançar ótimos resultados, nada melhor do que selecionar os profissionais certos, não é mesmo? Aqui, vamos apontar os profissionais e quais qualificações eles devem ter.
– Redator: publicitário ou jornalista com experiência de pelo menos 6 meses em produção de conteúdo, com certificações de marketing digital, marketing de conteúdo (com especialidade em inbound marketing). É essencial que ele tenha conhecimento de uma segunda língua e possua domínio do tema de suas produções.
– Editor: experiência de pelo menos 1 ano com produção de conteúdo, com certificação em marketing digital, marketing de conteúdo (como a de especialista em inbound marketing); habilidades com comunicação e conhecimento de plataformas e ferramentas publishing.
– Content manager: experiência de pelo menos 2 anos com produção, edição e gestão de conteúdo, certificações de marketing digital (como a de especialista em inbound marketing); especialização em marketing de conteúdo e inbound marketing; certificações ou conhecimento em métricas (Google Adwords, Facebook Ads, etc); experiência em gerência de projetos, habilidades como boa comunicação e liderança, noções de design, domínio de línguas, habilidade com relatórios relativos à performance de conteúdo.
Quais competências devo usar como parâmetro?
Na hora de selecionar os profissionais, é importante prezar pelas competências de cada um. Não é bastante que ele possua um diploma e outras especializações, pois o que de fato diferencia o profissional são as habilidades que ele possui naturalmente.
– Resolvedores de problema: em algum momento, algo negativo pode surgir na empresa como queda de tráfego, driblada vantajosa da concorrência e outros. É aí que o funcionário precisa propor soluções inteligentes e adequadas para a ocasião.
– Vontade de crescer: uma das virtudes deve ser a vontade de se estudar e aprender cada vez mais sobre o marketing. Ele deve ter disposição para investir tempo em cursos que proporcionem a qualificação necessária para o cargo.
– Habilidades de trabalho em equipe: como já dissemos, o setor de marketing de conteúdo é um conjunto de tarefas, por isso é fundamental que o contratado saiba trabalhar em equipe, manter um diálogo aberto com os colegas e ofereça soluções para as adversidades.
Esta matéria foi útil para você? Não deixe de investir nas estratégias de conteúdo, afinal esta é uma tendência que tem apresentado ótimos resultados para o mercado como um todo. E para aprimorar seus conhecimentos, leia também a importância do Marketing Digital para o seu negócio.